Jovem coloca 8 pinos na coluna após queda de paraglider atingido por linha com cerol

Por Santa Portal em 16/01/2023 às 11:30

A jovem que caiu de aproximadamente 15 metros de altura, durante voo duplo em um paraglider motorizado atingido por uma linha de pipa com cerol, operou a coluna para a colocação de oito pinos. Nesta semana, ela provavelmente será submetida a outra cirurgia nos calcanhares, que fraturaram em decorrência da queda.

A cirurgia aconteceu no Hospital Irmã Dulce, em Praia Grande, durou cinco horas e foi bem-sucedida. Moradora em Americana, na região de Campinas, Lorrana Fernanda Rodrigues Felipe, de 23 anos, foi operado na terça-feira da semana passada (10) e saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na sexta-feira (13).

“Graças a Deus, tudo deu certo e ela está se recuperando bem. Ela precisou colocar um dreno, que será retirado nesta segunda-feira (16). Agora só falta operar os calcanhares. Queria muito agradecer às pessoas que oraram e continuam a orar pela minha filha”, declarou Adão da Silva Felipe, pai de Lorrana.

Ressonância magnética acusou fratura na L1, uma das cinco vértebras da região lombar. A coluna tem 33 vértebras, distribuídas nas regiões cervical, torácica ou dorsal, lombar, sacral e coccígea. Apesar de ser uma região muito sensível, a jovem não chegou a ter os movimentos das pernas e dos braços comprometidos, segundo disse o seu pai.

Como foi

A família de Lorrana alugou uma casa de temporada em Bertioga para passar as festas de final de ano. No início da tarde de 25 de dezembro, ela foi realizar um voo panorâmico duplo em um paraglider com motor na Praia do Indaiá e aconteceu a tragédia. A pessoa que empinava a pipa com cerol (vidro moído com cola) não foi identificada.

Antes do passeio de Lorrana, um tio dela fez o mesmo voo, ao custo de R$ 100,00 cada. O paraglider era pilotado pelo professor de Educação Física aposentado José Hélio da Rocha, de 61 anos. Dono do equipamento, ele foi levado inicialmente ao Hospital de Bertioga. Transferido ao Hospital Santo Amaro, em Guarujá, morreu no dia seguinte.

José Hélio residia na Zona Leste de São Paulo e foi sepultado no Cemitério Nossa Senhora do Carmo, em Santo André, no ABC. O seu filho único, Gilvan Barros Rocha, de 33 anos, não estava na praia no momento do acidente, mas informou que o paraglider estava em processo de pouso quando teve cordas cortadas pela linha com cerol.

Até que fosse removida ao Hospital Irmã Dulce, no dia 28 de dezembro, Lorrana ficou internada no Hospital Municipal de Bertioga aguardando o surgimento de uma vaga na Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross), que atende a demanda do SUS (Sistema Único de Saúde).

Para dar todo o suporte à filha enquanto ela permanecer internada em Praia Grande, Adão e Elisângela Rodrigues Pereira se encontram hospedados em Itanhaém, em uma casa cedida por uma amiga. O casal queria a transferência de Lorrana para algum hospital da região de Campinas, mas a vaga surgiu no Irmã Dulce. (EF)

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.