Profissionais da educação básica de Itanhaém entram em greve

Por Santa Portal em 28/03/2022 às 14:32

Divulgação
Divulgação

Os profissionais da educação básica de Itanhaém entraram em greve nesta segunda-feira (28). Servidores da categoria fizeram manifestações em frente a prefeitura nesta manhã. Entre as principais pautas estão o reajuste salarial e o reconhecimento de educadores de creche como parte do Quadro do Magistério, com todos os direitos, já que, segundo a classe alega, os deveres são cumpridos há tempos com o acolhimento, cuidado e ensino de crianças pequenas.

A decisão da greve foi tomada na noite da última terça-feira (22) em assembleia que reuniu diversos servidores atuantes nas escolas do município. Ao todo 70% da categoria está trabalhando, e os outros 30% em paralisação.

O O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de Itanhaém e Mongaguá (Sispumi) alega que a prefeitura não tem atendido a categoria para discutir os itens reivindicados.

Entre as demandas, estão:

  • O cumprimento integral das legislações vigentes específicas da educação – Lei 9.394/96, PNE, PNPI, o Marco Legal da Priemira Infância, lei 14.113/2020, lei 14.276/2021, as diretrizes educacionais e documentos norteadores para educação;
  • Atribuições como funções específicas do Magistério, sob o argumento de que todo ato é pedagógica (trocar, acompanhar refeições, o brincar, higiene pessoal, etc.);
  • Redução da jornada para que os alunos possam ser atendidos dentro dos parâmetros de qualidade do Ministério da Educação, com número de profissionais adequado ao de alunos para a garantia de qualidade e segurança destes;
  • Reconhecimento da função docente do educador de creche e sua inclusão no regime jurídico do Magistério como parte da classe docente;
  • Ajuste linear de 33% de acordo com a lei do piso nacional.

Assista ao vídeo da manifestação:

Mais servidores

O Sispumi informou que a Categoria Geral de servidores públicos irão realizar uma assembleia na próxima quarta-feira (30) para discutir a formação de comissões e a deflagração do movimento de greve.

Prefeitura

A Prefeitura de Itanhaém informou que, representada pela Secretária de Educação Cultura e Esportes, Marcia Galdino; Secretário de Administração, Gilberto Andriguetto Jr. e o Procurador Geral do Municipio, Dr. Jorge Eduardo dos Santos, recebeu o Presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Itanhaém (SISPUMI), Samuel Lorena, além de representantes das categorias, Renata Simões, Educadora de Creche, João Marcos Santos, Auxiliar Escolar e o advogado do SISPUMI, Leandro Bueno de Oliveira.

O órgão afirma que o grupo foi informado de que um estudo vem sendo realizado e que ainda este ano será concluído. Diz ainda que, dentro do estudo, um dos principais pontos é que os profissionais da educação serão parte do grupo de apoio ao magistério.

Outro ponto abordado, diz ainda, que depende da revisão do módulo de atendimento dos alunos, é a possibilidade na redução da carga horária dos servidores de creche.

“Quanto as demais reivindicações, hoje no Boletim Oficial, edição nº 734, foram convocados 74 professores para a reposição do quadro. Sobre melhorias nas escolas diversas reformas estão acontecendo”, diz a prefeitura.

A administração ressalta que o prefeito recebeu, no último dia 15 de março, uma comissão que representa os educadores de creche e apresentou essas propostas. “Uma ATA da reunião foi registrada e e apresentada aos grevistas que decidiram por não assinar a mesma”, finaliza.


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.