Instituto Gremar realiza necropsia em golfinho encontrado morto em Bertioga
Por Santa Portal em 30/09/2022 às 09:07
Na manhã da última sexta-feira (23), um golfinho-pintado-do-atlântico (Stenella frontalis) encalhou já sem vida na Praia do Indaiá, em Bertioga (SP).
O animal foi encontrado ainda íntegro durante a ação diária pelo Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), sendo trazido para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos, no Guarujá (SP). para realização do exame de necropsia.
Com cerca de 125 kg (abaixo do peso ideal) e 2,17 m de comprimento, o golfinho era um macho adulto. Ele apresentava algumas lesões cutâneas, que podem estar associadas a doença infecciosa. Diversas amostras foram coletadas e estão sendo analisadas para identificação da causa da morte.
Os golfinhos-pintados-do-atlântico ocorrem em águas tropicais, subtropicais e temperadas quentes do Oceano Atlântico, tanto em águas costeiras quanto em oceânicas. No Brasil, existem registros no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Ceará. São animais com uma estrutura social complexa, podendo formar grupos de até centenas de indivíduos.
As principais ameaças à espécie são a captura acidental em redes de pesca, a poluição, degradação do habitat e o intenso tráfego de embarcações.
O PMP-BS é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural na Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama.
O projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, por meio do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. O projeto é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. O Gremar monitora o Trecho 9, compreendido entre São Vicente e Bertioga.
É possível acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711-4120.