Inquilino some, abandona mais de 20 cães e dona do imóvel pede ajuda

Por Santa Portal em 11/10/2022 às 11:00

Reprodução/PG no Grau
Reprodução/PG no Grau

Mais de vinte cães estão em situação precária em um imóvel no bairro Parque das Américas, em Praia Grande. De acordo com a dona da casa, Vania Borovina, seu antigo inquilino abandonou os animais no imóvel e sumiu depois de ser retirado da casa por um oficial de justiça por não pagar aluguel.

Os mais de 20 cachorros comem suas próprias fezes e estão desnutridos. Segundo Vania, há cinco filhotes recém-nascidos, de 15 a 20 dias de vida, filhotes um pouco maiores e vários cães adultos. No entanto, como vive de aposentadoria, Vania não consegue arcar com os custos de alimentação e assistência veterinária.

“Tenho quase 70 anos. Eu não posso ficar subindo em muro para dar alimento para cachorro, não tenho acesso à casa. A casa tá aberta e os cães tão entrando e saindo e fazendo toda a sujeira dentro e fora da casa”, desabafa.

No momento, quem cuida da alimentação dos cachorros é uma vizinha de Vania, que se dispôs a pular o muro para colocar comida e água para os animais. “Mas até quando eu vou fazer isso? Eu não tenho dinheiro para sustentar os cachorros, eu tenho os meus aqui dentro da minha casa”, conta.

De acordo com a proprietária, a Saúde Ambiental de Praia Grande (antiga Zoonoses) foi acionada, mas a situação não foi resolvida. Segundo Vania, uma agente esteve no local no mesmo dia em que o oficial de justiça retirou o ex-inquilino.

A Prefeitura de Praia Grande informou, em nota, que uma equipe da Saúde Ambiental realizou uma ação no local na última sexta-feira (7), dando respaldo aos proprietários da casa para entrarem no local com segurança, orientando e se colocando à disposição para realizar a castração dos animais.

De acordo com a administração, a equipe se comprometeu ainda a pedir ajuda de ONGs para ajudarem no processo de doação dos animais, pois o município não conta com serviço de abrigo e recolhe apenas animais que estão na rua e estejam causando risco à saúde pública.

A Prefeitura ressaltou que, de acordo com as leis vigentes, o proprietário do imóvel é o responsável pelos animais que se encontram dentro da propriedade. Segundo a administração, a dona se comprometeu a dar alimento e água para os cães até a solução do caso.

Os interessados em ajudar Vania com doação de pacotes de ração, assistência veterinária e adoções podem encontrar em contato pelo celular (13) 98189-1495.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.