18/01/2025

Inmet eleva nível de perigo de alerta para tempestades na Baixada Santista

Por Santa Portal em 18/01/2025 às 12:00

Carlos Nogueira/PMS
Carlos Nogueira/PMS

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o alerta amarelo para tempestades, emitido nesta sexta-feira (17), para laranja neste sábado (18). O novo alerta significa perigo para a região por conta de chuvas intensas que devem ocorrer nas próximas horas.

O novo alerta é válido até as 21 horas deste sábado para toda a região da Baixada Santista. O alerta se estende desde o Amapá até a região sul, na fronteira do Paraná com Santa Catarina.

De acordo com o Inmet, a região pode registrar chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia. Os ventos também podem ser intensos, com velocidade entre 60 e 100 km/h. Há risco de corte de energia, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em caso de rajadas de vento, o Inmet alerta para não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Também não é aconselhado a deixar aparelhos elétricos e quadro geral de energia ligados durante as chuvas. Em caso de emergência, a Defesa Civil está disponível no telefone 199 e o Corpo de Bombeiros no 193.

Entenda os alertas

Alerta amarelo

Significa perigo potencial com volume de chuva entre 20mm e 30mm, além de ventos de 40 a 60 km/h. Essa classificação representa baixo risco de alagamentos, queda de energia ou galhos de árvores.

Alerta laranja

Representa um alerta para situações perigosas com um volume de chuva superior a 30 mm e ventos acima de 60km/h. O alerta laranja prevê queda de árvores e queda de energia elétrica.

Alerta vermelho

É o alerta máximo, quando há riscos de enchentes e alagamentos. Nessa situação é previsto um volume de chuva entre 80 mm e 100 mm.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.