Infectologista alerta para potencial de microepidemia de influenza H3N2

Por Noelle Neves em 16/12/2021 às 11:43

O infectologista Evaldo Stanislau alertou sobre os riscos da influenza H3N2, que circula no Brasil há alguns anos e registrou casos recentes. “Têm duas proteínas principais, a H e a N, e elas podem se recombinar dependendo de como isso é feito, surgem variantes de maior ou menor agressividade. A H3N2 tem como caracteriza uma influenza severa e tem um escape relativo da imunidade que a gente monta e a que a gente induz pela vacina”, explicou.

De acordo com ele, o surgimento levanta uma atenção ainda maior pelo potencial de causar microepidemias, epidemias e, eventualmente, até pandemias. “Na vacina desse ano, não esta contemplada, mas certamente na de 2022, estará”, contou.

Stanislau reforça que a melhor maneira de se proteger é adotar aos mesmos cuidados na prevenção contra covid-19. “Precisa cuidar das medidas não-farmacológicas, ou seja, ter atenção com a higiene das mãos, evitar aglomeração, exatamente as mesmas recomendações pelo coronavírus. Só assim para se proteger contra a influenza. Sobre o imunizante, por mais que não atue diretamente contra a variante, pode minimizar os impactos e fazer com que as infecções sejam mais brandas”, disse.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.