Incêndio atinge terminal portuário da Localfrio em Guarujá
Por #Santaportal em 14/01/2016 às 16:50
GUARUJÁ – Um vazamento altamente tóxico, na empresa Localfrio em Vicente de Carvalho, no Guarujá (margem esquerda do Porto de Santos), provocou um princípio de incêndio no terminal portuário de Guarujá, por volta das 15 horas desta quinta-feira. Segundo a Localfrio, trata-se de ácido de cloro isocianúrico de sódio. De acordo com a Codesp, que administra a área, o incêndio provocado pelos produtos químicos atingiu 12 contênieres que contêm o mesmo produto e também estariam incendiando.
A Secretaria de Saúde de Guarujá informa que 39 pessoas procuraram atendimento nos hospitais e unidades de pronto atendimento da Cidade com irritação nos olhos e/ ou problemas respiratórios. A orientação é que as pessoas usem um pano seco – e não úmido, como tem sido divulgado – para se proteger.
Os bombeiros ainda tentam controlar a situação. Não há informação sobre feridos no acidente mas há pessoas que foram encaminhadas ao hospital com problemas respiratórios.
A Prefeitura de Guarujá informa que todos os ônibus com destino a Vicente de Carvalho foram suspensos até que o problema seja solucionado. Em caso de dúvidas, os munícipes devem entrar em contato com a empresa – que estará de plantão apenas até às 19 horas – no telefone (13) 3344-3000 ou 3344-3004.
A assessoria de imprensa da empresa divulgou comunicado informando que o acidente aconteceu por causa da água da chuva que teria penetrado em um contêiner que armazena produto químico. A reação química provocou provocou uma nuvem tóxica que se espalha por toda a Cidade, pode ser vista à distância, já chega a Santos e pode causar problemas de saúde com quem entrar em contato com ela.
A travessia Vicente de Carvalho/Praça da Republica, para pedestres, está paralisada pela Dersa por motivos de segurança. Ainda não há informações de feridos.
Em comunicado, o Corpo de Bombeiros informa que, no próprio local do acidente, quatrovítimas foram encaminhadas ao Pronto Socorro com intoxicação, por equipe da própria empresa. Participam da ocorrência 14 viaturas do Corpo de Bombeiros com 50 homens, trabalhando de maneira integrada com 30 brigadistas.
O produto químico altamente nocivo a saúde. Pode causar tosse, falte de ar asfixia e ainda queimadura nas vias aéreas. Do Boqueirão, em Santos, onde fica a redação do #Santaportal, é possível avistar a fumaça. De acordo como professor de quimica Élio Lopes, da Universidade Santa Cecília provavelmente, além da reação com a água da chuva, outro produto estava em contato com o cloro isocianúrico de sódio e provocou a reação.