Incêndio atinge refinaria da Petrobras em Cubatão; vídeo

Por Santa Portal em 17/05/2022 às 17:14

Reprodução/Cubatão Mil Grau
Reprodução/Cubatão Mil Grau

Um incêndio atingiu a Refinaria Presidente Bernardes, da Petrobras, em Cubatão, na tarde desta terça-feira (17). As chamas começaram durante uma manutenção nos equipamentos da unidade. O fogo foi controlado e não houve feridos.

Veja no vídeo abaixo, com imagens da página Cubatão Mil Grau.

De acordo com o coordenador-geral do Sindipetro Litoral Paulista, Fábio Mello, o sindicato foi acionado por volta das 16h, e às 17h15 o fogo já havia sido controlado pelos brigadistas da própria empresa. O Corpo de Bombeiros foi acionado para auxiliar na contenção das chamas.

Fábio Mello diz que o fogo começou próximo à casa de força da refinaria devido a um possível vazamento, que teria encontrado um ponto de ignição, causando as chamas. “Pelo que sabemos não houve vítimas, mas houve várias falhas no sistema de segurança, principalmente na questão de comunicação”, diz o sindicalista.

Incêndio atinge refinaria da Petrobras em Cubatão; vídeo
(Foto: Cubatão Mil Grau)

“Trabalhadores falaram que a evacuação foi desordenada, não tocou a sirene, porque houve um descontrole dessa emergência no quesito de informações. Também ficamos sabendo que o incêndio atingiu uma rede de fibra ótica, onde parcialmente as unidades da refinaria tiveram que parar de forma emergencial, que também é uma forma de parada não muito segura. Os trabalhadores foram orientados a evacuar e prontamente a nossa brigada atuou”, relata.

Ainda não há informações sobre se houve vazamento do material de forma que seja prejudicial ao meio ambiente e ao rio que margeia a região de Cubatão.

Incêndio atinge refinaria da Petrobras em Cubatão; vídeo
(Foto: Cubatão Mil Grau)

Segundo Fábio Mello, as atividades na refinaria continuam normalmente no próximo turno, que inicia às 23h, com exceção do setor afetado pelo incêndio.

Sindicalista faz denúncia

Fábio diz ainda que a baixa no número de funcionários é perigosa e pode acarretar problemas como este. “Isso é algo que já vinha sendo anunciado há muito tempo, pela baixa de efetivo, todos sabem que a maioria dos petroleiros estão se aposentando e não há um recurso para repor essa mão de obra. Infelizmente, a nossa brigada de incêndio, que são os técnicos de segurança, estão se aposentando e há indícios que hoje nós temos seis profissionais dessa área por turno, e se os aposentados saírem ficaremos apenas com quatro. É um absurdo, nós estamos exigindo no mínimo sete técnicos de segurança por turno e a empresa não faz concursos”, denuncia.

Procurada, a Petrobras informa que a equipe de contingência da refinaria é dimensionada para atuar de forma rápida e eficaz em todos os cenários.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.