Inaugurada em Santos, Clínica Escola do Autista servirá de modelo para outras no País

Por #Santaportal em 07/10/2020 às 12:56

CLÍNICA ESCOLA – A Prefeitura de Santos inaugurou nesta quarta-feira (7), o Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento (CREN). O local, batizado de Clínica Escola do Autista, terá capacidade para atender até 120 pessoas. A unidade municipal é considerada a primeira do gênero no Estado de São Paulo. 

O espaço público funcionará em uma área de 500 metros quadrados da antiga escola estadual Braz Cubas (Rua Heitor Penteado, 80, Marapé). A construção da clínica-escola custou R$ 1,6 milhão, sendo R$ 400 mil arrecadados no Baile Oficial da Cidade de 2018 e o restante fruto do Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigadoras e/ou Compensatórias (Trimmc) com uma construtora.

O prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), acredita que a nova unidade servirá de modelo para outras que poderão ser futuramente abertas no Estado e também no País.

“A clínica é o primeiro equipamento desse gênero no País. Santos, mais uma vez, larga na frente, dando exemplo na área de saúde pública. Exemplo este que deve ser seguido por outros municípios do Brasil. Aqui, o atendimento não será exclusivo às crianças, mas também às famílias, que terão acolhimento e atendimento. Esse equipamento vai  proporcionar uma transformação na vida dessas famílias”, afirmou.

Terão acesso à clínica-escola pessoas que já têm o diagnóstico de TEA, encaminhadas pela Secretaria de Saúde, via policlínicas ou Centro Especializado em Reabilitação. Apesar da capacidade para até 120 pessoas, devido à pandemia de covid-19, o atendimento será limitado. 

O projeto foi idealizado pelas mães do Grupo Acolhe Autismo, com apoio do Club Design, em conjunto com a Prefeitura. A unidade será mantida sob gestão compartilhada entre a Secretaria Municipal de Saúde e a organização social USC Saúde, vencedora de chamamento público. 

“É uma responsabilidade e uma alegria muito grande poder estar atendendo esses pacientes, que merecem tanta atenção. Aqui, além das crianças, as famílias também serão acolhidas. Realizaremos um atendimento multidisciplinar com 34 funcionários. Um trabalho realmente muito importante para a cidade de Santos. Um projeto diferenciado e que pode servir de espelho para todo o Estado de São Paulo”, afirmou Caroline Teixeira, presidente da USC Saúde.

Reitora da Unisanta, Silvia Teixeira Penteado, também acompanhou a entrega da nova clínica no Marapé. Para ela, o diferencial deste novo equipamento será a atenção básica estendida aos familiares das crianças atendidas. 

“O município, como um todo, está inserido nesse processo de atenção básica de saúde, que engloba não apenas o paciente, como também toda sua família. É no cotidiano que todas as transformações poderão acontecer e todas ligadas ao aspecto pedagógico. Vamos trabalhar como esses jovens poderão ser integrados à sociedade. E trabalhar em todas as atividades em que eles poderão ser beneficiados”, afirmou.

Autonomia 

Mãe de duas crianças diagnosticadas com autismo, a estudante de Arquitetura, Ana Paula Chacour comemorou a entrega do novo equipamento no Município. “Sem dúvidas, a entrega do equipamento, em primeiro lugar, dará dignidade à comunidade autista e a certeza de um tratamento que vai preparar não só meus filhos, como os de tantos outros, para estarem inseridos, de fato, na sociedade e na comunidade, possibilitando um desenvolvimento de uma vida com autonomia”. 

Estrutura

No prédio, haverá 12 salas de atendimento, mais duas de integração sensorial, uma de intervenção precoce e dois espaços diferenciados: Sala de Estimulação Sensorial e Sala de Atividades de Vida Diária (AVD) – esta, também chamada de casa autônoma modelo (com banheiro, cozinha, sala e quarto). No térreo, estão horta, pátio coberto, quadra esportiva, casa autônoma modelo (quarto, cozinha e banheiro), brinquedoteca e sala de brinquedos, consultório odontológico, salas de reunião e de manutenção e limpeza, área técnica, banheiros, recepção, área de resíduos e depósito. No primeiro andar, encontram-se as salas de musicoterapia, atendimentos, oficina maker e integração sensorial, diretoria e almoxarifado.

O equipamento é totalmente acessível, com térreo e mais um pavimento, incluindo elevador, corredores e portas adaptados. Tudo foi pensado para o atendimento com excelência, incluindo as cores com baixo estímulo nas paredes, evitando impacto visual e oferecendo mais conforto.

Também terá horta, pátio coberto, quadra esportiva, brinquedoteca e sala de brinquedos, consultório odontológico, elevador, copa, lavatórios/filtro, salas de reunião e de manutenção e limpeza, área de resíduos e depósito, salas de musicoterapia, atendimentos, oficina maker, entre outros espaços de recepção e administrativo. 

A unidade terá o apoio de 30 profissionais das áreas de Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Nutrição, Assistência Social, Intervenção Pedagógica (Psicopedagogia), Educação Física, Odontologia e Psiquiatria, incluindo também os integrantes da diretoria, coordenação, secretaria, segurança, serviços gerais e manutenção preventiva e corretiva. Profissionais da Universidade Santa Cecília (Unisanta) também vão atender aos pacientes por meio de um convênio com a UCS Saúde. 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.