Império da Vila fará ‘culto à magia do Samba’ reverenciando sambista da X-9
Por Beatriz Araujo em 24/01/2023 às 11:00
Assim como na vida do sambista João Henrique Corrêa da Luz, o ‘Makumba’, referência no carnaval santista, Ogum, seu orixá, estará na comissão de frente do desfile da Império da Vila na passarela Dráuzio da Cruz durante o segundo dia do Santos Carnaval 2023. Com o enredo Makumba, do culto mágico à magia do Samba, a escola homenageará os 50 anos de trajetória do sambista com muita religiosidade envolvida.
“Nós temos muitos sambistas falecidos que nunca foram lembrados no Carnaval de Santos”, ressalta Makumba, em entrevista ao Santa Portal, honrado por poder ser homenageado em vida por seu serviço de vida ao samba.
Com dez alas, além das baterias e baianas, a Império da Vila contará com cerca de 800 integrantes na passarela. Dentre os convidados especiais, o público pode esperar por figuras da velha guarda da X-9, assim como profissionais de outras áreas que acompanharam a carreira do sambista homenageado.
A escola adiantou à reportagem que a comissão de frente será com Yabás e Ogum. Já na segunda ala virão outros orixás, assim como a bateria representará os Ogãs, cargo que Makumba ocupa no candomblé. A agremiação terá Adriana Cavalcante como Rainha da Bateria. Como Mestre, Charuto. Já o intérprete será Makumbinha, João Henrique Correia da Luz Filho.
O sambista João Henrique Makumba entrou para o mundo do samba em 1972, ao se apaixonar pela X-9 e nunca mais sair de lá. Em 1973 ele começou na bateria e foi “galgando de degrau em degrau”, como conta, até chegar no patamar de Estado Maior do Samba.
Apesar da emoção de poder ver sua história sendo valorizada, Makumba encara que este será um Carnaval de muita alegria para todas as agremiações, assim como para o público. “A gente espera estar à altura dessa receptividade da avenida”, avalia.
Desafios
Tendo a questão financeira como um dos principais desafios, a Império da Vila tem reciclado fantasias e materiais de acabamento. Sem declarar uma média do valor que está sendo investido no desfile, Makumba ressalta que todas as escolas são concorrentes ao título, seja a mais rica ou a mais pobre.
“É claro que as escolas com um pouco mais de condição financeira saem na frente, mas o Carnaval tem uma dinâmica muito grande, você não compara uma escola com a outra. Não tem essa de ‘essa é campeã’, a disputa é na avenida, quem errar menos leva”, declara Makumba.
Samba-enredo
Makumba – Do culto mágico à magia do samba.
Compositores: Paulo da Magia, Makumba, Makumbinha, César Feitiço, Fabinho Novaes, Paulinho Chiclete e Toninho 44.
Vou lá! Vou
Pra avenida sambar
A Vila mandou me chamar
O meu Império hoje levanta poeira
Zoeira ôôô zoeira!
Filho de ogum abençoado pelo orixá nasce um menino de luz
Seu axé lhe conduz
Ao mundo da cultura popular
Corre o tempo na história / foi conhecer o azul de madureira
Mas se apaixonou
Pela “magia” da X9 a pioneira
De batuqueiro à compositor
De tantos sambas teve um que lhe encantou
Emocionou ao ver o povo cantar
Pois a alegria não vai acabar
“A banda tocar ôôôô
Hoje tem alegria… sim senhor!”
Nasceu um novo amor Vila Maria!
Que consagrou a sua eterna parceria!
A arte de criar, o sonho vesti a fantasia
São tantos carnavais enredos geniais
Na locução a maestria na experiência o dom de ensinar (ensinar)
Foi fundador
O conselho do samba se formou
E valorizou tanta gente bamba
Pra sempre seu nome será
Lembrado pelo meu tigre imperial
Makumba, cinquenta anos no meu carnaval!
Carnaval 2023
O Santos Carnaval 2023 acontecerá nos dias 10 e 11 de fevereiro na passarela Dráuzio da Cruz, na Zona Noroeste. Na sexta-feira, primeiro dia de desfile, entram Dragões do Castelo, Zona Noroeste, Bandeirantes do Saboó e Vila Mathias, todas pelo grupo de acesso. Na sequência é a vez das agremiações Brasil, Amazonense, X-9 e Mãos Entrelaçadas, como grupo especial.
Já no sábado, segundo dia do evento, a sequência será Padre Paulo, Império da Vila e Imperatriz Alvinegra pelo grupo de acesso. Depois, no grupo especial, entram na passarela Sangue Jovem, Unidos dos Morros, Real Mocidade, Independência e União Imperial.
O Sistema Santa Cecília de Comunicação transmitirá, em multiplataforma, os desfiles do Santos Carnaval 2023, contando com mais de 100 profissionais envolvidos na cobertura.
Pela Santa Cecília TV, que transmite o evento há 27 anos, será possível acompanhar os dois dias de desfiles com comentaristas, ficando por dentro do que acontece nas arquibancadas, nas concentrações e dispersões, direto da passarela. Pelo ao vivo, serão exibidos na íntegra os desfiles do grupo especial.
A cobertura também será feita em tempo real pelo Santa Portal, que tem produzido reportagens especiais sobre cada uma das agremiações.