Homem é detido por desmatar área de preservação ambiental em Praia Grande
Por Santa Portal em 11/04/2022 às 21:15
A Guarda Ambiental de Praia Grande encontrou dois barracos erguidos em uma área de “congelamento habitacional” da cidade no bairro Ribeirópolis, no último fim de semana. O local é monitorado para evitar invasões, e um homem de 44 anos foi detido e levado para a delegacia. Ele deve responder pelo crime de destruição de vegetação nativa. Os barracos foram demolidos.
Segundo a prefeitura, uma das construções foi erguida em uma área de proteção, na Rua Flávio Monteiro de Castro. No local, estava uma edificação simples com um sofá e ligação clandestina de eletricidade. Não havia ninguém no local.
Já na segunda construção, em um local próximo, um homem foi encontrado e afirmou que morava no local com sua família, porém, não havia mais ninguém. Ele ainda disse que comprou o terreno por R$ 8 mil, mas não informou nada sobre o vendedor.

As áreas congeladas são locais invadidos, cujos moradores antigos foram cadastrados pela Secretaria de Habitação (Sehab) e aguardam a inclusão em programas habitacionais do Município. Essas áreas são monitoradas por câmeras, imagens de satélites e drones.
De acordo com o inspetor da Guarda Ambiental, Fábio Marques, o patrulhamento de rotina existe de forma contínua e toda nova alteração em espaços congelados é removida. “Esses desmatamentos ocorrem durante a noite, na madrugada e aos finais de semana. Estamos atentos a este tipo de ocorrência”.
Denúncias sobre desmatamento podem ser realizadas por meio do telefone 153.