Hipermercado Extra fecha as portas em Santos e agradece clientes

Por Santa Portal em 18/01/2022 às 21:30

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

O hipermercado Extra, localizado na Avenida Ana Costa, em Santos, fechou as portas definitivamente na última semana, após o anúncio da venda da marca para a rede Assaí. O estabelecimento fixou uma faixa na entrada falando sobre o encerramento das operações, e agradecendo aos clientes.

Em outubro de 2021, o Santa Portal publicou a respeito do encerramento da marca Extra Hiper, que foi vendida para a rede Assaí pelo GPA, dono das marcas Pão de Açúcar, Extra e outras, por R$ 5,2 bilhões. Nem todas as lojas Extra Hiper foram vendidas – sobraram 32, que devem ser convertidas em lojas de outros formatos pelo GPA.

Na Baixada Santista, os Extra Hiper de Santos, na Avenida Ana Costa, e de Praia Grande, na Avenida Ayrton Senna da Silva, deixarão de existir.

Em dezembro, o hipermercado da Avenida Ana Costa realizou diversas promoções, e chegou a ficar de prateleiras quase vazias. Em uma faixa na entrada do estabelecimento, os funcionários anunciaram o encerramento. “Esta loja do Extra Hiper fechou. Muito obrigado por fazer parte da nossa história. Dúvidas, informações de lojas próximas, etc, ligue para 0800-0115060 de segunda a sábado, das 8h às 20h”.

Venda da marca

Segundo Jorge Faiçal, CEO do GPA, a decisão foi tomada porque o formato de hipermercado já enfrentava dificuldades há algum tempo. “Hipermercado é um formato desafiador com inflação e perde clientes há uma década”, disse ele, em entrevista à reportagem.

De acordo com ele, com o aumento de custo dos alimentos e outros produtos, os clientes deixam de ir a hipermercados e optam pelo formato atacarejo, que mistura o atacado e varejo e tem opções mais em conta. Com a inflação a dois dígitos nos últimos 12 meses, essa migração foi ainda mais intensa, diz ele.

Para Faiçal, o formato de hipermercado, com grandes lojas, já não fazia sentido para o grupo. Por ser uma loja cara para se manter, precisava de vendas muito altas por metro quadrado para se sustentar. Ao deixar o formato de grandes lojas, o grupo também para de vender itens como eletrônicos e roupas. Deve manter a venda de produtos para casa, mesa e banho e chinelos.

O Assaí faz parte do mesmo grupo controlador, o francês Casino, e, até março deste ano, era uma das marcas do GPA. As empresas anunciaram a cisão em setembro de 2020 e em março de 2021 o Assaí estreou na Bolsa sob o código ASAI3.

Apesar de anunciar investimentos focados nas lojas Pão de Açúcar, voltadas para as classes A e B, o presidente do grupo diz que continuará atendendo “todas as classes sociais”. A equipe comercial deve buscar itens mais variados e gourmet, mas não pode esquecer dos produtos mais básicos, declarou Faiçal.

Para o Assaí, a compra adiciona mais de 420 mil metros quadrados ao seu parque de lojas, cerca de 50% do que a empresa tem hoje. De acordo com o presidente, Belmiro Gomes, “o maior desejo era pela localização dessas lojas”. Os hipermercados estão em regiões centrais de capitais e de grandes cidades e muitos foram abertos há muitos anos. Hoje, não seria possível abrir lojas de maneira orgânica nesses lugares, tanto pelo custo alto quanto pela falta de terrenos disponíveis.

Antes da cisão entre as duas empresas, muitas lojas Extra Hiper já haviam sido convertidas para a marca Assaí -as vendas das novas lojas são três vezes maiores. No entanto, havia entraves burocráticos para acelerar essas conversões. “Mantemos a previsão de multiplicar as vendas em três. Por estarem em regiões mais centrais e adensadas, também vamos operar com margens melhores nessas lojas”, diz Belmiro.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.