Guarujá terá o primeiro Centro de Inovação Básica Paulista da Baixada Santista
Por Santa Portal em 07/08/2021 às 07:15
Guarujá vai receber o primeiro Centro de Inovação Básica Paulista (CIEBP), da Baixada Santista, com o objetivo de incentivar o ensino híbrido e a tecnologia na rede municipal de ensino. A ação é uma parceria entre a prefeitura e o estado.
Na quinta-feira (5), o secretário de Educação de Guarujá, Marcelo Nicolau, visitou a sede do CIEBP na Capital, onde foi recebido pela coordenadora do local, a professora Débora Garofalo. Ela é a primeira brasileira e primeira sul americana finalista no Global Teacher Prize – considerado o prêmio Nobel da educação – sendo reconhecida como uma das melhores professoras do mundo.
Na próxima semana, a equipe do Governo do Estado virá ao Guarujá para vistoriar possíveis locais que poderão abrigar o Centro de Inovação na Cidade. A Secretaria Municipal de Educação, inclusive, já indicou as escolas 1º de Maio (municipal); Lamia Del Cistia (estadual); e também o Farol do Itapema.
Cabe à Prefeitura ceder o espaço público ficando a cargo do Estado, a equipagem através do fornecimento de computadores, notebooks, Ipads, câmeras, impressoras 3D e a laser, entre outros itens tecnológicos.
O secretário diz que a parceria representa um marco na educação para Guarujá. “Ganharemos um polo com metodologias modernas e revolucionárias para o aprendizado da educação básica. Nele, nossos estudantes vão aprender a criar plataformas digitais, aulas de audiovisual, de robótica, receberão noções e outras grandes ações inovadoras educacionais”.
De acordo com Débora, as parcerias são essenciais para o fortalecimento da Educação. “Com o apoio do Estado e do Município, queremos levar o CIEBP ao litoral sul, democratizando assim o acesso à educação das nossas crianças e jovens”.
Centro de Inovação
O Centro de Inovação da Educação Básica Paulista é um espaço que une a criação e desenvolvimento com a educação, trazendo métodos e tecnologias para atender os desafios da educação pública.
A partir da fomentação de metodologias e processos e do acesso a diferentes ferramentas e recursos, o CIEBP visa promover e impulsionar a inovação para que aconteça de forma ágil, baseada em evidências e integrada às realidades escolares, buscando eficiência e oportunidades de geração de soluções para a Educação Básica de São Paulo.
A meta do programa é que até o fim de 2021 sejam construídos outros 14 centros de inovação em todo o Estado de São Paulo.