Guarujá implanta método de distribuição de preservativos
Por #Santaportal em 06/02/2014 às 09:52
A partir da próxima semana, os postos de saúde de Guarujá vão iniciar um novo método para distribuição de preservativos gratuitos. Há duas semanas estão sendo instalados dispensadores de acrílico com camisinhas masculinas e femininas, adulto e adolescente. Desta forma, não será mais necessário apresentar documento para retirar os produtos. Antes, também havia um limite de preservativos por documento apresentado. O objetivo da nova medida é oferecer maior liberdade, evitar constrangimento e aumentar a prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. A iniciativa realizada em parceria com o Ministério da Saúde está sendo implementada na Cidade pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Municipal de DST, Aids e Hepatites, desenvolvido pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de Guarujá.
40 locais vão receber os dispensadores, incluindo unidades de saúde e locais que possuem parceria com o Programa. São eles: Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp – Campus Guarujá), Centro de Formação e Integração Social (Camp) e Instituto Joana D’Arc.
A equipe do Programa Municipal coloca em média dois equipamentos por dia, o que implica também na orientação do uso correto do recipiente para todo o quadro de funcionários da unidade ou estabelecimento. Segundo a Prefeitura, a média de camisinhas distribuidas por mês fica na casa de 7200, mas o número deve aumentar com o novo sistema de acesso.
Ainda de acordo com a administração,a iniciativa pretende incentivar o uso mais frequente de preservativo feminino.O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que desenvolve o programa, oferece atendimentos de testagem rápida e convencional para Aids, hepatites e sífilis. Além dos exames, o grupo de agentes oferece eventos de orientação aos munícipes, como palestras e visitações para solução de dúvidas.
O serviço de orientação é realizado em unidades de ensino, empresas particulares e em alguns bairros. O resultado dos exames sai na hora, basta o paciente apresentar um documento com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).O CTA atende temporariamentena Rua Quintino Bocaiúva, 480, no Centro. A sede na Rua Hélio Ferreira, 370, no Jardim Boa Esperança, passa por reforma. O atendimento é realizado de segunda à quinta-feira, das 8 às 17 horas.