Guarda Costeira apreende mais uma rede de pesca em local proibido em Praia Grande
Por #Santaportal em 17/05/2020 às 08:06
MEIO AMBIENTE – Em menos de 10 dias, a Guarda Costeira de Praia Grande, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM), apreendeu na quarta-feira (13) mais uma rede de pesca presa em área de preservação ambiental na encosta do Parque Estadual Xixová-Japuí, na área onde fica localizada a Fortaleza de Itaipu, no Canto do Forte. O artefato tinha cerca de 300 metros de comprimento e foi colocada de uma forma que dificultava sua localização.
A fiscalização em áreas de preservação ocorre com frequência pela Guarda Costeira de Praia Grande, que graças a um convênio com a Marinha do Brasil no ano 2000 passou a exercer oficialmente a função de fiscalizar a área marítima da Cidade.
De acordo com o inspetor Delfo Monsalvo, a equipe patrulhava em embarcação a baía da Praia do Comandante, mesmo local onde ocorreu a última apreensão, quando notou algumas pequenas boias e a rede a uma grande profundidade. ?Novamente, uma das pontas estava presa nas pedras. Conseguimos retirar a rede, de cerca de 300 metros de comprimento, e cerca de 30 peixes que estavam presos foram soltos no mar?.
A pesca artesanal não está proibida na Cidade, pois trata-se de atividade de subsistência. ?Porém, este é um caso típico de pesca predatória. Não havia nenhum tipo de identificação na rede e nós temos um cadastro de todos os pescadores autorizados à atividade. Portanto, tratam-se de pessoas mal-intencionadas que insistem nesse tipo de prática?.
O material foi recolhido e entregue à Fundação Florestal, responsável pelo parque.
O grupamento integra também a equipe de força-tarefa que tem percorrido a faixa de areia da praia orientando eventuais banhistas e pessoas que acessem o local sobre a importância do distanciamento e isolamento social no combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). As ações contam ainda com fiscais da Secretaria de Urbanismo (Seurb), Defesa Civil e guardas-vidas do Grupamento de Bombeiros Marítimos (GBMar).
Atuação
A Guarda Costeira desenvolve importante trabalho no resgate e recuperação de animais marinhos encontrados nas praias da Cidade. Os dados são coletados e informados às autoridades ligadas à Secretaria de Meio Ambiente do Estado.
Praia Grande foi a primeira cidade da região a assumir a responsabilidade do trabalho de fiscalização da área marinha por meio de convênio com a Marinha do Brasil. O rigor na fiscalização de embarcações marítimas faz ainda com que a Cidade mantenha zerado o índice de acidentes.