Grupos de risco receberão as primeiras doses da Coronavac, diz secretário
Por #Santaportal em 11/09/2020 às 09:17
IMUNIZAÇÃO – Pessoas com maior risco de desenvolver formas graves da Covid-19 serão as primeiras a receber a dose da vacina contra o coronavírus, produzida pelo Instituto Butantan, em parceria com a chinesa Sinovac. Neste grupo estão idosos, portadores de doenças crônicas, gestantes, além de funcionários da saúde e trabalhadores da área de segurança.
A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Saúde, Jean Carlo Gorinchteyn, durante a visita da primeira-dama, Bia Doria, em Santos, na manhã da última quinta-feira (10).
A partir do momento que todas as pesquisas da Coronavac estiverem encerradas, e o cronograma é que isso aconteça até 15 de outubro, o estudo será aberto e encaminhado para os órgãos reguladores, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. A partir disso, vamos lançar no Sistema Único de Saúde (SUS) da mesma forma que é administrada a vacina da gripe, afirmou.
A expectativa, segundo ele, é que 50 milhões de brasileiros sejam imunizados contra a doença nesta primeira fase. Serão 45 milhões de doses até dezembro e 15 milhões no primeiro trimestre, com possibilidade, caso o Ministério da Saúde vem incrementar nossas solicitações e parceria, chegar a 100 milhões até junho do próximo ano;
Ainda de acordo com o secretário, o imunizante será aplicado em duas doses.
Fase verde
Também em visita à Baixada Santista, o secretário de Desenvolvimento Regional de São Paulo, Marco Vinholi, aproveitou para falar do avanço da Baixada Santista para a fase verde da pandemia.
Hoje a região da Baixada Santista se mantém na fase amarela durante um longo período já, com melhora de índices ao longo desse processo, em um trabalho feito pelos gestores e pelo governo do estado, em colaboração com a sociedade civil, podendo avançar nas próximas fases. Mas é preciso um alerta para a presença de pessoas sem máscara nas praias. A gente sabe como isso é importante para que a gente possa continuar avançando. Os prefeitos têm avançado e aqui em Santos foi feita uma grande ação durante esse último feriado.