Grande quantidade de peixes em canal de Santos chama atenção; VÍDEO

Por Marcela Ferreira em 02/01/2022 às 17:30

(Foto: Santa Portal)
(Foto: Santa Portal)

Uma grande quantidade de peixes dentro do Canal 4, em Santos, chamou a atenção de pedestres que passavam pelo local neste domingo (2). A concentração de peixes, de acordo com o biólogo marinho Eric Comin, provavelmente se deu pela reprodução rápida da espécie.

O biólogo explica que a maior parte dos peixes que aparecem no vídeo são tilápias. Esse peixe é conhecido por ter uma reprodução extremamente rápida e por se alimentar de algas. 

“A tilápia é um peixe que foi introduzido na aquicultura do Brasil, e é de origem da África. Ela foi trazida pela facilidade de adaptação que ela tem em água com alta turbidez e pouco oxigênio dissolvido, então é uma espécie resistente, por isso aparece até em canais de água um pouco salobra”, conta o biólogo.

Segundo o especialista, a tilápia se adapta a diferentes níveis de salinidade na água, e também realiza controles biológicos, limpando as algas dos canais. “Ela faz o controle biológico de algumas espécies de algas que vem a infestar, se proliferar. É uma espécie que tem um crescimento rápido, uma reprodução rápida. Então ela acaba aparecendo bastante”.

Peixes no Canal 4 em Santos
(Foto: Santa Portal)

Como as tilápias não precisam de muito espaço para viver, o canal acaba se tornando um local propício para a reprodução da espécie por ser um ambiente mais tranquilo. “Elas ficam sempre nas beiradas, próximo à superfície, porque é uma questão da reprodução delas, que é muito rápida. Elas mantêm os filhotes na boca para proteção e oxigenação. Essa quantidade de peixes está diretamente ligada à reprodução”.

No geral, o biólogo Eric Comin avalia que a presença destes peixes dentro do canal é positiva por conta do controle biológico de algas, além de ser um ambiente propício para a proliferação da espécie. “A tilápia é um excelente controle biológico para alguns problemas de infestações de plantas aquáticas. Elas preferem plantas aquáticas que flutuam, mas também consomem algumas algas fibrosas”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.