Gapa lança nova campanha: 'Vai de boa, vai protegido'
Por Santa Portal em 29/11/2024 às 06:00
Uma pesquisa de marketing com grupos focais, envolvendo jovens de 17 a 24 anos, provenientes de diferentes contextos sociais, foi o ponto de partida para que o Grupo de Apoio à Prevenção à Aids da Baixada Santista – Gapa/BS elaborasse o conceito de uma nova campanha levando em conta ideias, relatos e preferências desse público-alvo, inclusive o título escolhido por eles: “Vai de boa, vai protegido”.
A nova estratégia será lançada neste domingo (1º de dezembro), Dia Mundial de Combate à Aids instituído em 1988, pela Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial da Saúde, cinco anos depois da descoberta do vírus da imunodeficiência humana (HIV).
A campanha surgiu de uma experiência vivenciada pela coordenadora de Marketing do Gapa, Mariana Alonso, ao participar da 5ª Conferência de Pesquisa sobre Prevenção do HIV (‘HIV Research for Prevention Conference’), realizada recentemente em Lima, no Peru. “Pude ouvir outras ONGs compartilhando suas estratégias e aprendizados em campanhas de prevenção. Inspirado por essas histórias e experiências, decidimos desenvolver uma nova estratégia para falar sobre prevenção com os jovens no Brasil”, diz Mariana.
A campanha “Vai de boa, vai protegido” se destaca por adotar uma abordagem baseada no prazer para a saúde sexual, “estratégia que, segundo pesquisas, é mais eficaz do que as tradicionais campanhas baseadas no medo”, acrescenta a coordenadora do Gapa. “Ao colocar o prazer, o bem-estar e a autonomia no centro das discussões, buscamos promover uma relação mais positiva e saudável com a sexualidade, ampliando o impacto da mensagem de prevenção”.
Totalmente digital, a campanha utiliza redes sociais para alcançar o público jovem onde ele está. Com vídeos criativos, imagens atrativas e conteúdos interativos, a iniciativa tem como objetivo fornecer informações claras e acessíveis sobre a prevenção do HIV/AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de incentivar práticas de sexo seguro de forma leve e descolada.