Gaivotão resgatado é devolvido à natureza após passar por recuperação
Por Santa Portal em 16/04/2022 às 16:10
O Instituto Gremar realizou, nesta semana, a soltura de um gaivotão (Laurus dominicanus) em uma praia de Guarujá, após o animal ser resgatado e passar por recuperação na sede do Instituto.
O animal havia sido resgatado por uma equipe da Unidade de Estabilização de Praia Grande, no dia 16 de março, na Praia do Caiçara. A ave foi devidamente estabilizada e transferida 12 dias depois para o Centro de Reabilitação e Despetrolização de Animais Marinhos. O gaivotão estava alerta, permanecendo em pé e sem lesões externas, e apresentava magreza e sinais de exaustão, recebendo inicialmente todo o tratamento suporte para hidratação e suplementação.
O processo de reabilitação consistiu em ganho de peso, piscina em livre demanda para treinos de natação e sessões de fisioterapia para fortalecimento da musculatura.
Após alguns dias, o animal já demonstrava bastante habilidade na natação e voo, segundo o Gremar, além de índices adequados em seus exames clínicos, o que o tornou apto à soltura. A reintrodução foi realizada com sucesso na Praia do Tombo, em Guarujá, na última terça-feira (12).