Gaivota resgatada em Guarujá se recupera do quadro de intoxicação

Por Santa Portal em 23/01/2022 às 12:10

Divulgação/Instituto Gremar
Divulgação/Instituto Gremar

Uma gaivota (Larus dominicanus) resgatada em Guarujá pelo Instituto Gremar está recuperada de um quadro de intoxicação. Ela foi salva no dia 26 de dezembro de 2021, quando estava caída na faixa de areia da praia do Perequê, sem movimento dos membros posteriores, sintomas típicos de uma ave intoxicada.

Após ser encaminhada para o Centro de Despetrolização de Animais Marinhos, na mesma cidade, a gaivota recebeu todo o suporte clínico para estabilização. Diferente da maioria dos pacientes com quadro de intoxicação, porém, a ave demorou mais de uma semana para evoluir dos sintomas.

Um exame de raio-x foi realizado para avaliar se havia alguma lesão associada à falta de movimentação dos membros posteriores, mas nenhuma alteração foi encontrada.

Sessões de fisioterapia na água e massagens nos membros foram realizados como suporte às medicações de rotina. Após cerca de dez dias de tratamento, finalmente a gaivota começou a movimentar os membros gradativamente.

A ave, que já está caminhando normalmente, foi transferida para um recinto externo, onde pode tomar banhos livremente na piscina, exercitar o voo e tomar sol. O Instituto Gremar espera que, em breve, ela esteja apta a retornar para a natureza.

Para acionar o serviço de resgate de mamíferos, tartarugas e aves marinhas, vivos debilitados ou mortos, entre em contato pelos telefones 0800 642 3341 ou (13) 99711 4120.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.