Frente fria derruba temperatura e traz muita chuva para a região

Por #Santaportal em 21/08/2020 às 07:26

(Atualizada às 11h) 

MAU TEMPO – A chegada de uma frente fria na Baixada Santista derrubou as temperaturas e trouxe muita chuva para a região. Em Santos, desde a noite desta quinta-feira (20), moradores enfrentam transtornos em decorrência do mau tempo.

Tradicional ponto de alagamento, a Avenida Nossa Senhora de Fátima voltou a registrar problemas. Na noite de quinta-feira, carros e ônibus enfrentavam dificuldades para trafegar pela via.

Nesta sexta, de acordo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), ainda haviam pontos de alagamentos na Avenida Nossa Senhora de Fátima, na aproximação com a Rua Ana Santos e a Rua Boris Kauffmann, mas a via está transitável. Em razão das chuvas, em algumas vias da Cidade semáforos piscantes foram registrados. Equipes de manutenção foram deslocadas aos endereços para manutenção.  

Segundo informações da Defesa Civil, o índice pluviométrico das últimas 72 horas é de 100,6 mm. Na Cidade, o órgão segue monitorando as áreas de risco e realizando vistorias preventivas. Os morros seguem em estado de atenção.  

A orientação é que os moradores destas áreas fiquem atentos a qualquer movimentação de solo ou rachaduras. Neste caso, eles devem sair do local e comunicar de imediato a Defesa Civil.

 

Outras cidades

Em São Vicente, de acordo com informações da Defesa Civil, não foram registradas ocorrências relacionadas às chuvas. Na Cidade há pontos de alagamentos na Rua Frei Gaspar e na Rua Professor Paulo de Arruda Penteado, no Parque São Vicente. No Município, o acumulado das chuvas nas últimas 72 horas é de 90,4mm. 

Em Cubatão, o índice pluviométrico das últimas 24 horas é de 55mm na região de encosta (área habitada) e 30mm na região central. Na Cidade, que está em estado de observação, nenhuma ocorrência foi registrada.

Em Praia Grande também não houve registros de ocorrências relacionadas às chuvas. O índice pluviométrico das últimas 24 horas foi de 110 mm e nas últimas 72 horas foi de 124 mm. 

Já a Defesa Civil de Guarujá informa que o acumulado de chuva das últimas 24 horas foi de 48,6 mm. Já o das últimas 72 horas foi de 64,9 mm. A média prevista para o mês de agosto é de 126 mm. Na Cidade foi registrada uma de queda de árvore, sem dano material ou vítima. As equipes encontram-se nos morros realizando vistoria preventiva, conforme o cronograma diário.

Em Peruíbe não foi registrada nenhuma ocorrência devido à chuva. Até o momento, choveu 39 mm na Base, 27,75 mm no Jardim Veneza, 20,70 mm no Parque do Trevo e 95 mm no Guaraú.

Já a Prefeitura de Bertioga informa que nas últimas 24 horas foram registrados 74 milímetros de chuva. Não há nenhuma ocorrência na Cidade.

Frio continua 

A previsão é de que a chuva continue persistente e volumosa ao longo de toda a sexta-feira (21), com picos de elevação da maré às 17 horas, de acordo com modelos numéricos divulgados pelo NPH – Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. Nesta sexta-feira e sábado, a previsão indica ondas entre 1,5m e 3 metros. 

Além do guarda-chuva, quem precisar sair de casa nesta sexta-feira não deve esquecer de se agasalhar. De acordo com informações do Climatempo, os termômetros entre hoje e amanhã devem marcar entre 14ºC e 18ºC, e 11ºC e 16ºC, respectivamente.

A sexta-feira será o dia mais chuvoso, com previsão de acumulado de 85 milímetros. Já no sábado chove um pouco menos, com acumulado de 60 milímetros. 

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à previsão de maré alta. Se as previsões se mantiverem, há possibilidade de alagamentos, que podem ser agravados pelas chuvas intensas. Também há risco de impactos nas estruturas urbanas costeiras.

 

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.