Festival Santos Café reúne cerca de 50 mil pessoas no Centro Histórico

Por Santa Portal em 10/07/2022 às 23:13

(Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos)
(Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos)

O Festival Santos Café fez sucesso entre santistas e turistas, e reuniu cerca de 50 mil pessoas no Centro Histórico da cidade de sexta-feira (8) até este domingo (10), em três dias de celebração da bebida mais tradicional do Brasil.

Esta foi a sétima edição do evento, com mais de 70 atrações gratuitas para toda as idades e paladares. Foram realizadas atividades como degustação de café, oficinas, visitas monitoradas, exposições, música, espaços pet friendly e muito mais.

Atrações não faltaram no Museu do Café. Palestras sobre a origem de um café de qualidade, as tendências de consumo e dicas de barista atraíram o público. Além disso, o Espaço Café com Leite, voltado ao público infantil, também chamou a atenção dos pais e dos pequenos. A atração simulava uma mini fazenda, onde a criançada descobria, com auxílio de uma monitora, como uma planta se transformou em uma das bebidas mais famosas do mundo.

Festival Santos Café
(Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos)

Gastronomia

O Festival Santos Café não direcionou os grãos somente para a famosa bebida. O Restaurante Escola Bistrô teve um cardápio especial no fim de semana, com filé de coxa e sobrecoxa glaceados com café.

Outro destaque gastronômico foi a oficina Coquetéis com Café. Ministrada pelos baristas Aline Araújo e Marcelo Malanconi, a atração ensinou ao público a confecção de três drinques: Coffee Negroni (bebida centenária de Florença, na Itália), Ouro Verde (drinque criado em Santos) e Black Strap (coquetel da Califórnia, nos Estados Unidos). 

Festival Santos Café
(Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos)

Pedal Retrô

No domingo (10), último dia de festival, a animação também tomou conta do público. A diversão começou por volta das 9h30, na Ponta da Praia, com o Pedal Retrô, que reuniu cerca de 300 ciclistas rumo à Praça Mauá, ponto de encontro do festival. Muitos deles com trajes de décadas passadas e a bordo de bicicletas retrôs, demonstraram sua paixão pelo café. Um deles foi o vendedor Rafael Moraes, santista de 33 anos e que hoje mora em Sorocaba (SP).

Moraes se diz apaixonado por café e participou da pedalada pela primeira vez. A bordo de sua bike vermelha de 1980, estava ansioso para chegar ao festival. “Venho a Santos uma vez por mês e resolvi conhecer o festival neste fim de semana, inclusive participando do Pedal. Adoro objetos e roupas antigas e acredito que eles têm uma conexão histórica com o café. Quero chegar logo à Praça Mauá para começar a minha rota do cafezinho”, contou ele, visivelmente empolgado com a programação.

Festival Santos Café
(Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos)

Outra atração que reuniu os amantes da bebida foi a oficina Miss Docinho, no Paço Municipal. Ministrada pela chef Maristela Fernandes, a atração ensinou a receita do brownie de chocolate com café e ganache do grão.

Ritmos de todas as partes do mundo

Quem curtiu o último dia do Festival Santos Café, neste domingo (10), também pôde conferir a milenar dança do ventre, toques de música caribenha e, como não poderia deixar de ser em uma boa festa brasileira, a tradição de um bom samba de roda. “As pessoas têm cada vez mais se interessado em assistir apresentações de dança do ventre, mostrando-se muito curiosas em conhecer uma cultura diferente”, comentou a bailarina e coreógrafa Carina Forganes, que se apresentou na Casa da Frontaria Azulejada. 

A uma curta caminhada dali, aproveitando o samba e a MPB do trio Eu, Tu & Ela, a professora Patricia Maraccini era só elogios ao evento. “Venho desde o primeiro ano, e sempre encontro algo diferente para curtir. Ver o Centro com este ambiente é uma satisfação muito grande”. 

O bulevar da Rua XV de Novembro se transformou no ‘corredor do samba’ graças ao som inigualável dos músicos do Ouro Verde. A roda estava instalada bem em frente à entrada do Clube do Choro, outro patrimônio cultural santista. “Esta multidão é a prova do tamanho da admiração que o público tem pelos nossos sambistas”, comentou Sara Souza, conselheira da entidade. 

7ª edição

O Festival Santos Café é uma realização da Prefeitura de Santos, sob coordenação da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo (Seectur). Para a titular da pasta, Selley Storino, a recepção positiva de moradores e turistas comprova o sucesso de mais uma edição do evento. Segundo ela, o número de participantes nas atrações consolida a importância do festival, bem como vai ao encontro de uma das principais propostas para o Centro de Santos.

“Estamos todos felizes com o sucesso da sétima edição do festival, principalmente por atrair muitas famílias santistas e turistas de diversas partes do Brasil. Levamos um público considerável para o Centro Histórico de Santos. Revitalizar o Centro e levar mais movimento a essa região da Cidade é um dos objetivos do nosso governo”.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.