"Eu nem acredito que me salvei", diz grávida de 7 meses após se curar do coronavírus em Santos

Por Rodrigo Martins/#Santaportal em 12/04/2020 às 09:45

SANTOS – Uma pedagoga de Santos é uma das pacientes da região que conseguiram se curar da Covid-19. Mas o caminho até receber alta da Santa Casa de Santos foi duro para Laura Maria Costa Soriano, de 38 anos, que está no sétimo mês de gestação de seu segundo filho ? ela já é mãe de Antônio, de sete anos. Laura ficou internada durante seis dias, sendo que em quatro deles ela esteve na UTI. A pedagoga recebeu alta na última quarta-feira (8).

Com sintomas durante alguns dias, Laura resolveu procurar atendimento médico no dia 2, uma quinta-feira. Assim que a pedagoga chegou ao hospital, os médicos perceberam a gravidade do problema e decidiram pela internação dela. A partir desse momento, ela não poderia ter mais contato com nenhum familiar até que fosse confirmada ou descartada a contaminação pelo novo coronavírus.

?No dia 2 eu procurei a Santa Casa com sintomas de uma gripe muito forte. Eu estava com tosse, febre e achava que estava ofegante, mas na realidade eu estava com falta de ar. Assim que passei pela consulta, os médicos pediram a minha internação, tive que ficar em isolamento. Daquele momento em diante eu não vi mais a minha família, o meu irmão e o meu marido estavam me acompanhando no hospital. Naquele dia mesmo eu já fiquei internada e começou a bateria de exames?, contou Laura, em entrevista ao #Santaportal .

No dia 3, os médicos conversaram com Laura e explicaram que ela deveria passar por uma tomografia, exame que poderia representar riscos para a gravidez. ?A doutora Thais e o doutor Danyen me comunicaram sobre a minha real situação, falaram sobre a tomografia que deveria ser feita. Eles me explicaram que o bebê correria risco, por causa da radiação. Porém, eles reforçaram bastante que, naquele momento, a preocupação deles era com a minha vida. Tive que assinar um termo para realizar a tomografia. Nesse momento eu só chorava, preocupada com o meu bebê. Eu me sentia muito cansada?, disse.

Após fazer a tomografia, com a constatação que o quadro dela era de uma paciente da Covid-19, Laura foi encaminhada para a UTI da Santa Casa. ?Fiz a tomografia e já foi feito o meu encaminhamento para a UTI logo em seguida. Como eu sou gestante, comunicaram ao meu ginecologista e ele foi me visitar. Foi ele quem me deu a péssima notícia de que eu estava com todos os sintomas e que, pelas imagens da tomografia, eu era uma paciente com Covid-19. Ele me explicou que o meu estado era complicado, mas eu estava preocupada também com o bebê?, relembrou.

De acordo com o Ministério da Saúde, gestantes e puérperas estão entre os grupos de risco para o novo coronavírus. Isso significa que, nesse grupo de pessoas, a doença pode evoluir para quadros mais graves.

Sem contato com a família, Laura viveu dias angustiantes. ?Fiquei na UTI rezando pela minha recuperação. Eu só pensava no meu filho mais velho, de sete anos, e no bebê. Mas não posso esquecer de toda a atenção que eu tive da equipe médica, dos enfermeiros, dos técnicos em enfermagem. Todos eles cuidaram de mim de uma forma sensacional, me acalmavam sempre com um gesto de carinho, uma palavra. Isso foi muito importante, pois eu estava ali sozinha, sem falar com ninguém. Todo dia eu fazia exames e mais exames. Mas, no domingo (5), eu já comecei a tirar o oxigênio (respirador), dormi sem ele. Fizeram o ultrassom no domingo e o bebê também estava bem. A minha recuperação era nítida e, no dia seguinte, já voltou o meu apetite, o olfato e o paladar. A tosse também já tinha diminuído bastante?, detalhou.

Com essa evolução, no quarto dia na UTI ela recebeu alta. ?Na segunda-feira (6) veio a tão esperada notícia que eu teria alta da UTI. A doutora Thais me recebeu lá, a mesma que havia pedido a minha ida para a UTI. Ela disse que estava feliz em ver meu nome e foi ver se era eu mesma?, disse.

Já na quarta, Laura recebeu a alta definitiva e deixou o hospital. Ela conta como foi o reencontro com seu marido e seu filho. ?Meu marido estava em transe, ainda meio perdido, sem rumo. Mas muito feliz. Já o meu filho abriu um sorriso e veio ao meu encontro, nos abraçamos. Eu chorava, enquanto ele beijava a minha barriga e dizia que queria ficar com a mamãe?, revelou.

noticia2020412435367.jpg
Reprodução/Arquivo Pessoal

Emocionada, a pedagoga destaca que esse período em tratamento da Covid-19 foi o mais complicado de sua vida. ?É uma experiência que eu não desejo para ninguém. Foram os piores momentos da minha vida. Passavam mil coisas pela minha cabeça. Mas, graças a Deus, agora eu estou bem e em casa. Como eu disse, fui muito bem assistida na Santa Casa de Santos pelos médicos, enfermeiros e os técnicos em enfermagem. Sou muito grata a eles por tudo. Eles salvaram a minha vida e a do meu bebê. Essa foi uma experiência que eu não desejo para ninguém?, afirmou.

Totalmente recuperada, Laura agora só pensa em aproveitar cada dia das últimas semanas de sua gravidez até o nascimento de Vicente. Ela está na 27ª semana da gestação. ?Eu nem acredito que me salvei. É que o bebê já tem nome: Vicente. Se não fosse isso, eu iria chamá-lo de Vitório, porque foi uma vitória para mim e para ele. Não existem muitos casos de gestantes com essa doença, então é tudo muito novo. Só tenho que agradecer. E digo: fiquem em casa, porque não é brincadeira, (essa doença) é algo muito sério?, concluiu.

Veja o vídeo abaixo com o relato de Laura:

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.