Estado aguarda aprovação de projeto de Ponte entre Santos e Guarujá
Por #Santaportal em 25/11/2020 às 16:34
BAIXADA – A Secretaria de Logística e Transporte de São Paulo aguarda a decisão do Governo Federal para a execução do projeto de Ponte entre Santos e Guarujá, nas margens do Porto de Santos, a ser executado pela Ecovias. O projeto foi entregue na quinta-feira (19). Após o parecer, as obras estarão prontas para iniciarem.
O projeto que teve reforço da Autoridade Portuária e de outros órgãos envolvidos, é uma alternativa ao antigo projeto de ponte de anos atrás. Na nova proposta, o vão principal da ponte terá 750 metros ? o que torna a maior da América Latina ? e com altura de 85 metros a partir do nível do mar. O novo projeto também elimina qualquer interferência operacional do Porto, bem como as ampliações de projetos futuros do canal.
Trata-se da terceira revisita da proposta de ligação entre as margens. O primeiro contava com 320 metros de vão, enquanto que a segunda previa 400 metros de vão. Com o projeto revisitado, não há nenhuma possibilidade de interferência nos terminais portuários instalados, bem como a ponte também não prejudicará a operação do futuro Aeroporto de Guarujá, necessitando apenas de sinalização e iluminação específica.
Para o secretário João Octaviano Machado Neto, o avanço do projeto é de grande importância para a Baixada Santista. ?Temos um projeto eficiente e rápido para atender a uma demanda centenária da população e de todos os setores da economia que giram em torno do maior porto da América Latina. A ponte não requer dinheiro público, uma ótima solução ainda mais nos tempos atuais com as dificuldades impostas pela pandemia?.
Benefícios
A Interligação também vai reduzir o percurso entre Santos e Guarujá dos atuais 45 km para menos de 20 km, vai otimizar a operação da balsa Santos-Guarujá em até 50%, reduzir de 1h para 20 minutos o tempo de viagem das cargas, e promover o aumento da circulação de pessoas e bens entre as cidades da Baixada Santista.
O governo do estado garante que a obra não custará aos cofres públicos, bem como vai gerar mais de 4 mil empregos diretos e indiretos durante a sua execução. Resultando também maior integração da região com a economia estadual e nacional, além do desenvolvimento de Guarujá e a área continental de Santos.
O projeto
A infraestrutura projetada tem 7,5 quilômetros de extensão, sendo 1,1 quilômetros de travessia em ponte pênsil e o restante em viadutos. A proposta conecta a Via Anchieta, na altura do km 64, à Rodovia Cônego Domênico Rangoni, no km 250, o que viabiliza, inclusive, um segundo acesso à avenida portuária. Por não se tratar de uma obra contratual, a concessionária submeteu todos os estudos à avaliação da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo), a quem cabe autorizar a inclusão das melhorias no contrato estabelecido com a concessionária.
Parte do investimento previsto, em torno de R$ 500 milhões são destinados a melhorias para o Porto, com a construção do segundo acesso à Av. Perimetral, em alinhamento ao projeto funcional da SPA (Santos Port Authority), que prevê além de uma nova ligação entre a SP-150 (Via Anchieta) e a Av. Perimetral, adequação do viário neste trecho, eliminando o cruzamento em nível da Av. Perimetral com a linha férrea. O projeto viabiliza também um novo acesso direto à Cônego Domênico Rangoni pela pista oeste, além de melhorar o acesso já existente na pista Leste.
No que diz respeito à fauna e flora, a Ecovias projetou a Ponte com baixo impacto ambiental, que serão observados especialmente com o corte pontual da vegetação nos locais de instalação dos pilares de sustentação e em um trecho marginal da Rodovia Cônego Domênico Rangoni. Além disso, o projeto garante a vazão natural do fluxo das águas superficiais e a livre circulação dos peixes e outros animais aquáticos da região. Em relação à população da Baixada Santista, por não serem executadas em áreas urbanas, as obras não exigem desapropriações ou remanejamento de famílias para instalação da nova estrutura.