Fenômeno natural, espuma marrom é vista em canal de Santos e intriga moradores

Por Marcela Ferreira em 15/06/2022 às 11:15

Viver em Santos e Região/Reprodução
Viver em Santos e Região/Reprodução

O Canal 2, na Avenida Bernardino de Campos, em Santos, foi flagrado por moradores coberto com uma espuma de cor marrom nesta terça-feira (14). Intrigados, alguns moradores associaram o fato à alta da maré. O fenômeno, na verdade, acontece por conta da decomposição de algas.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que trata-se de um fenômeno natural das algas, na qual elas são empurradas pela maré adentram os canais, onde entram em decomposição.

Segundo o biólogo marinho Eric Comin, o fenômeno é comum. “Essa espuma ocorre por causa da matéria orgânica na água e a relação dela com a ressaca do mar. Conforme a maré vai batendo com intensidade, vai formando essa espuma”.

Ele ainda diz que, sempre que o mar fica revolto, com a ação das ondas e ventos, isso acontece, mas a espuma é proveniente de matéria orgânica. “Com o tempo, esse material se dissolve”, conta.

O biólogo ainda diz que a espuma não oferece grandes riscos, mas pode ocasionar consequências para os animais marinhos. “Essa espuma no canal diminui a incidência de luz, e o oxigênio dissolvido na água, podendo ocorrer mortalidade de peixes e de alguns crustáceos”, explica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.