Escola municipal de Santos promove projeto de compromisso com o oceano

Por Anna Clara Morais em 02/12/2025 às 06:00

Reprodução: redes sociais
Reprodução: redes sociais

A UME João Papa Sobrinho, em Santos, promove ações que visam integrar o mar nas atividades pedagógicas, de forma que os alunos tenham um compromisso real com o oceano e com a sustentabilidade através do projeto Embaixadores do Século XXI.

A escola garantiu, em 2022, o título de Escola Azul, devido ao projeto que, com a ajuda dos educadores da unidade, constrói uma geração mais azul.

Os pequenos embaixadores existem desde 2020 e, de acordo com o coordenador, Renato Rodrigues Dias Correia, nasceu dentro do colégio com o propósito de unir educação ambiental, sustentabilidade e cultura oceânica.

“Tudo isso desperta nos alunos o cuidado com o planeta e com o oceano. Nosso objetivo é formar, transformar os estudantes em protagonistas e conscientes, que compreendam a importância do oceano em nossas vidas e o papel que cada um tem em protegê-lo. Queremos que eles se tornem agentes de transformação e multiplicadores de práticas sustentáveis dentro e fora da escola, crescendo com atitudes responsáveis e com o compromisso de preservar o oceano e o meio ambiente para as futuras gerações”, destaca Correia.

Ao longo do ano são realizadas diversas ações como, por exemplo, campanhas de coleta seletiva, arrecadando tampinhas, lacres e óleo de cozinha usado; monitoramento do lixo marinho e limpezas de praia, incentivando o cuidado com o ambiente costeiro; atividades de leitura, música e arte no Cantinho do Oceano, o primeiro espaço de leitura infantil sobre Cultura Oceânica em uma escola municipal de Santos e muito mais.

“Por meio da Cultura Oceânica, eles compreendem que tudo o que fazemos em terra influencia o mar, e que proteger o oceano é essencial para manter a vida no planeta. Eles passam a entender que cuidar do oceano é cuidar de nós mesmos e do nosso futuro, despertando nos alunos o sentimento de pertencimento”.

As turmas dos alunos que participam do Embaixadores do Século XXI são dos 4° e 5° anos e, segundo o coordenador, a formação do grupo é democrática e funciona através de uma eleição, onde os próprios estudantes escolhem os candidatos inscritos que irão representar a escola.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.