Empresária representa Santos em concurso Miss Plus Size: “seu corpo é seu templo”
Por Noelle Neves em 01/08/2021 às 11:33
O Miss Plus Size 2021 está chegando. E Santos estará bem representada no concurso que premiará a mulher mais linda do Estado de São Paulo. A empresária Pamella Fonseca Vergara, de 27 anos, já está se preparando para enfrentar os três dias de avaliação e a passarela, visando trazer o título para a região.
Em 24 de setembro, Pamella será confinada em um hotel e dois dias depois, passará pelos olhares criteriosos dos jurados, que irão avaliar: carisma e simpatia; beleza e passarela; oratória; história da candidata; ações sociais; o que mudaria na sociedade com o recebimento do prêmio.
“No último dia, temos a passarela. Primeiro, desfilamos com um vestido preto. Em seguida vem desfile de maiô, onde será avaliada a relação com o corpo. Depois, o desfile com a roupa de gala para avaliar a elegância. Por fim, a oratória”, explicou em entrevista ao Santa Portal.
Faltando apenas dois meses para o grande dia, a preparação está sendo intensa. Toda a semana, tem reunião com uma coordenadora especializada no concurso, além de práticas diárias de passarelas e oratória. “Somos avaliadas logo que chegamos ao hotel. Não tenho contato com nenhuma outra candidata. Só saberei quantas e quem são no dia. Acredito que terei em torno de 24 concorrentes”, disse.
Apesar da tensão – comum para quem vai representar a Cidade que ama em um concurso, Pamella se sente confiante. “Sempre fui gorda e me sentia diferente na adolescência. Quando entendi que havia espaço para mundo no mundo da moda e da beleza, pensei ‘por que não?’. Hoje, recebendo muitas mensagens de meninas e mulheres que se dizem se espelharem em mim, vejo uma nova missão: dar a mão para ajudá-las a passar por essa travessia e chegar ao amor próprio com a minha representatividade”, destacou.

Amor próprio
De acordo com Pamella, a infância e a adolescência foram marcadas por comentários do tipo “nossa, você tem um corpo tão bonito”. Na época, não entendia o que havia de errado com o próprio corpo. Então começou a refletir que a sociedade não cria coisas para pessoas gordas e sim, para quem é padrão.
“Posso dar exemplos: assentos de ônibus, assentos de aviões, as catracas, as vestimentas… Em questão de moda, melhorou, mas ainda está bem longe de ser o ideal. Quando tive essa percepção, tentei me encaixar nessa sociedade movida pela estética. Foi estudando sobre o mundo plus size que conheci mulheres incríveis. A representatividade mudou tudo”, contou.
O primeiro concurso de beleza que participou foi em 2015. Na época, era uma novidade mulheres gordas participando de eventos do tipo. Não se classificou, mas a experiência deu gás para que se dedicação nos estudos e cursos. “Dois anos depois, tentei novamente. Foi quando ganhei o Miss Santos Plus Size 2017. Tive a oportunidade concorrer ao A Mais Bela Gordinha do Brasil, fiquei em terceiro lugar”, relatou.
Neste ano, concorreu maus uma vez ao Miss Santos Plus Size Santos Unificado e agora representará Santos no Estadual. “Minhas expectativas são grandes. Estou me preparando ao máximo e estudando muito para conseguir a melhor pontuação. Esses 2 meses que faltam vai ser de dedicação total e quero muito e vou trazer esse titulo para Santos”, concluiu.
–