Embarcação com cilindro de oxigênio parte de Santos rumo a Manaus
Por #Santaportal em 19/01/2021 às 11:31
SOLIDARIEDADE Um navio carregado com um cilindro gigante de oxigênio, pesando 54 toneladas, sairá nesta terça-feira do Porto de Santos com destino a Manaus, para ajudar pacientes que lutam contra a covid 19.
O cilindro tem a capacidade de 90 mil m³ de oxigênio líquido e foi cedido por uma empresa de São Bernardo dos Campos. Antes de chegar ao destino final, o navio fará uma parada em Belém, onde serão embarcados novos cilindros.
Por que o oxigênio é importante para pacientes com coronavírus?
O Sars-CoV-2 causa uma inflamação no pulmão que impede a transferência de oxigênio para dentro do sangue e das células de uma maneira eficaz. Dessa maneira, a saturação (concentração de oxigênio no sangue) começa a cair.
O percentual normal é entre 95% e 99%. Quando a pessoa não respira direito, esse índice começa a cair. As intubações, assim como outros métodos de aporte de oxigênio, ajudam a recuperar a saturação no sangue.
Situação em Manaus
A saúde em Manaus, no Amazonas, está em colapso pela falta de oxigênio. A empresa responsável pelo fornecimento de oxigênio aos hospitais públicos não consegue suprir demanda por conta da dificuldade na logística e do aumento do número de pacientes internados.
O consumo médio diário de oxigênio chegou a 70 mil metros cúbicos no pico da contaminação. A capacidade do produtor local é de fornecer apenas 28 mil metros cúbicos por dia.