Em solenidade virtual, Praia Grande inaugura Escola de Surfe
Por #Santaportal em 25/07/2020 às 13:38
PRAIA GRANDE – Com uma construção moderna, decoração temática e totalmente acessível para pessoas com deficiência, a nova Escola de Surfe ?Alex Orelhinha?, localizada no calçadão da orla do Bairro Canto do Forte, em Praia Grande, foi oficialmente inaugurada na manhã deste sábado, em solenidade virtual.
A unidade será utilizada pelos estudantes do projeto SuperEscola e como uma das bases do Praia Acessível e, devido às ações de prevenção ao contágio ao novo coronavírus (Covid-19), ainda não há previsão para o início das atividades no local.
A unidade tem aproximadamente 99,20 m², com 6,20m por 16m de área construída. A escola foi instalada na área rebaixada do calçadão, no nível da faixa de areia, por isso, as rampas já existentes foram reformadas e readequadas seguindo padrões internacionais de acessibilidade.
Dentro dos equipamentos, foram construídas áreas administrativas, armários, banheiros e vestiários (femininos e masculinos) adaptados, com chuveiros e sanitários acessíveis; além de áreas específicas para guardar adequadamente as pranchas utilizadas nas aulas.
O lado externo do local foi cercado por painéis artísticos de 4,20 metros de altura, com temática praiana, que reproduzem em alto relevo coloridos cenários relativos ao oceano. E o entorno, entre a construção e os painéis, conta com piso emborrachado, que absorve melhor impacto e calor.
O equipamento está recebendo o nome de ?Alex Orelhinha? em homenagem ao surfista da Cidade Alexsander Ribeiro Nascimento, ex-participante do programa SuperEscola e que desde os 11 anos representou Praia Grande em diversas competições. Em 2019 ele garantiu acesso à elite do surfe mundial (32 melhores do mundo) no World Championship Tour (WCT), além disso já venceu sete etapas da divisão de acesso (2ª divisão) do surfe mundial ? World Qualifying Series (WQS) e também foi campeão sul-americano sub-20 (pró-júnior) e profissional.
Além da unidade do Canto do Forte, o Bairro Ocian também contará com uma unidade semelhante, que atualmente está em fase de construção.
O arquiteto da Coordenadoria de Projetos Especiais da Prefeitura, André Luiz de Souza Cappra, explicou que as unidades do Canto do Forte e do Ocian terão temáticas muito específicas, trazendo ainda mais beleza aos trechos. ?Além de ser um equipamento público, a ideia é que o local vire também um ponto turístico, onde as pessoas possam parar para tirar fotos e curtir um prédio bonito e bem artístico?.
Funcionamento
Ainda que o equipamento seja inaugurado, ele só estará disponível para utilização da população assim que a Cidade e a Baixada Santista se enquadrarem em uma nova fase do Plano São Paulo, do Governo do Estado, de enfrentamento à pandemia da Covid-19. A medida visa respeitar as normas de saúde pública e priorizar o bem-estar das pessoas.
Praia Acessível
O programa oferece o empréstimo de cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas para banhos de mar com mais segurança e conforto. Para participar, basta o interessado comparecer à base com um acompanhante e preencher ficha cadastral. No local, há um profissional que auxilia os participantes e explica como funciona o programa. Os menores de idade devem estar acompanhados pelos responsáveis.
Além da nova unidade na Escola de Surfe, a ação é disponibilizada na praia do Bairro Guilhermina, na Avenida Presidente Castelo Branco esquina com a Rua Leblon – em frente ao número 1.898 (devido à pandemia a atividade está suspensa).