Em Guarujá, mesmo com tempo nublado, abusos voltam a se repetir na faixa de areia
Por #Santaportal em 19/09/2020 às 13:40
(Atualizada às 14h57)
GUARUJÁ – Nem mesmo o tempo nublado e com possibilidade de chuva afastou banhistas das praias de Guarujá, na manhã deste sábado (19). Na Cidade, apesar de ainda estar proibido o uso de guarda-sol e cadeiras na faixa de areia, novamente cenas de desrespeito ao decreto municipal foram flagradas.
Na orla, banhistas foram ignoravam as recomendações das autoridades para manter o distanciamento e também não utilizavam máscara de proteção facial.
No Município, assim como em outras seis cidades da região, a praia está liberada apenas para a prática de esportes, assim como banho de mar e esportes na água. Os abusos voltam a se repetir dias após um novo balanço indicar aumento no número de casos e mortes por Covid-19 na Baixada Santista.

Nas cidades da região, a média semanal de casos positivos e mortos estava em queda desde o início de agosto, quando se manteve por duas semanas com 13 mortes pelo coronavírus por dia. Esse número caiu e chegou a cinco óbitos, na semana entre os dias 2 e 8 de setembro.
No entanto, com base nos boletins epidemiológicos divulgados pelas nove prefeituras da região, os números de casos e mortes voltaram a subir na última semana. O aumento aconteceu justamente duas semanas depois do primeiro fim de semana ensolarado na região, antes do feriado prolongado.
Conforme noticiado pelo Santa Portal, há pelo menos três semanas, o movimento de veículos no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), em direção às cidades da região, tem sido intenso. No último final de semana, de acordo com informações da Ecovias, mais de 206 mil veículos desceram a serra.
O volume foi superior ao registrado no final de semana que antecedeu o feriado prolongado de 7 de setembro. Naquela ocasião, mais de 202 mil veículos haviam passado pelos pedágios do SAI em direção ao Litoral. Já no feriado prolongado, a Ecovias registrou a passagem de 276.656 veículos.

Resposta
Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que neste final de semana as equipes de fiscalização mantém as orientações na orla da Cidade, a fim de fazer valer as normas de enfrentamento a Covid-19.
O Município ressalta que o combate ao coronavírus depende do bom senso e é responsabilidade de todos. Denúncias relativas ao descumprimento dos decretos podem ser feitas pelo telefone 153 ou 162. A ligação é gratuita.
Foto: Divulgação/Prefeitura de Guarujá