Elevação faz mar invadir avenida da orla de Santos; vídeos

Por #Santaportal em 04/04/2020 às 12:08

SANTOS – A elevação da maré produziu aquelas famosas imagens em que a água invade a avenida da orla de Santos, como na Ponta da Praia.

Deta, apresentador do programa Deta na Moral, da Santa Cecília TV, registrou vídeos que mostram isso tanto na noite de sexta-feira (3) quanto na manhã deste sábado (4).

Desde às 7h deste sábado equipes de raspação e capinação da Prefeitura iniciaram a remoção de areia na orla em pontos afetados por alagamentos na Ponta da Praia. Segundo a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), em torno de 100 pessoas fazem o trabalho.

Devido aos alagamentos, a CET chegou a interromper o trânsito na avenida da orla, pista sentido José Menino/Ponta da Praia, a partir do canal 6.

Alerta
Um novo boletim foi emitido pelo NPH-Unisanta às 11 horas deste sábado – o anterior havia sido divulgado na quinta-feira (2). Conforme previsto pelos modelos numéricos do NPH-Unisanta, o mar está agitado e a maré elevada desde a tarde de sexta (3). Os sensores da Praticagem de São Paulo registraram ondas acima de 3,0 m durante toda a madrugada de sábado (4) e pico de 4,1 m na Ilha das Palmas às 6h. Além disso, o nível do mar atingiu 2,1 m na Baía de Santos (1h) e 2,3 m no interior do estuário (2h).

A previsão de mar agitado e maré elevada se mantém até a madrugada de domingo (5), com ondas acima de 2,0 m na Baía de Santos e nível do mar com aumentos superiores a 70 cm em relação à tábua de marés.

De acordo com o Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos, o estado é de Alerta devido à ocorrência e previsão de maré acima de 2 metros e ondas acima de 3 metros.

Se a previsão se mantiver há possibilidade de novos alagamentos devido à maré elevada. No entanto, não são esperados impactos significativos nas estruturasurbanas costeiras devido à direção preferencial das ondas.

Cabe também ressaltar que essas informações são baseadas em previsões de modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. Os pesquisadores do NPH-Unisanta e a Defesa Civil de Santos recomendam atenção nos horários de pico da maré e o acompanhamento das previsões oceanográficas e meteorológicas e das condições do mar durante este período.

Assoreamento dos canais
A Prefeitura de Santos informa que, durante vistoria realizada pelas equipes da Subprefeitura Zona da Orla e Intermediária, na manhã de sábado (4), foi constatado o assoreamento nos canais 1, 2 e 3 na orla.

Segundo a Prefeitura, como ainda há previsão de ressaca até o final desta semana, entre quarta e quinta-feira, as equipes da Sub-ZOI só poderão começar os trabalhos de desassoreamento a partir de sexta-feira (10).  A Prefeitura também informou que não houve danos significativos nas muretas e nas calçadas e os sistemas de drenagem não foram comprometidos.

Vale lembrar que as equipes de raspação e capinação da Prefeitura estão realizando diariamente a limpeza e o trabalho de remoção de areia na orla nos pontos afetados pelos alagamentos na Ponta da Praia.

Segundo a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), em torno de 100 pessoas fazem esse trabalho. A ressaca e a ausência de chuvas fortes contribuem para o acúmulo de areia na praia, interrompendo a livre circulação de água e, em alguns pontos, chegando a cobrir as muretas dos canais.

Confira as imagens do que fez o mar:











loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.