30/06/2023

Diretor da Unesco visita a Unisanta e participa do 5º Encontro da MetaRed TIC Brasil

Por Santa Portal em 30/06/2023 às 14:00

Francesc Pedró, diretor do Instituto Internacional da Unesco para a Educação Superior na América Latina e no Caribe, visitou a Unisanta na última quinta-feira (29), e se reuniu especialistas do Brasil e do mundo. Durante a palestra de abertura do 5º Encontro Nacional da MetaRed TIC Brasil, o diretor falou sobre o ensino superior digital. 

“Me encantou poder visitar a universidade porque este é um empreendimento familiar, com muita história para a cidade. E algo impressionante, quando um visitante chega, respira um ambiente de paixão pela aprendizagem, pela ciência, inovação. Isso me deixou fascinado”, falou o diretor da Unesco. 

A Unesco é um dos principais colaboradores da MetaRed Brasil, organização de cooperação dos países lationo-americanos, que reúne instituições públicas e privadas, com o objetivo de combater os chamados TICs (tecnologias da informação e comunicação).

O coordenador do MetaRed Global, Tomás Jiménez Garcia, disse que são cinco grupos de trabalho: cibersegurança, maturidade digital, relação com fornecedores, estúdios de competências digitais e mulheres na tecnologia. Garcia também explicou que o principal objetivo é definir os projetos para o próximo ano e uma análise no mesmo período. 

O encontro contou com a participação de representantes de diversas universidades do Brasil e do mundo além do Ministério da Educação. A secretária de regulação e supervisão do ensino superior do MEC, Helena Sampaio, afirma que o evento é de grande importância, pois discute o impacto da inteligência artificial na educação superior. 

Para o diretor de avaliação de educação superior, Ulisses Tavares Teixeira, essa foi uma oportunidade excelente para poder conversar com as instituições e vir conhecer a infraestrutura e todas as ações que a Unisanta faz para o desenvolvimento da educação superior. 

Fábio Ferraz, secretário de Planejamento e Inovação de Santos, representante da Prefeitura no encontro, parabenizou os idealizadores do evento e ressaltou a importância da discussão. 

“Parabenizo demais aos que permitiram que esse evento acontecesse, a Unisanta, como eu disse, é uma referência em nível nacional, e hoje, temos aqui na cidade, outras universidades que elevam o nível de uma discussão tão importante, calcada nas boas ferramentas de tecnologia da informação e na inteligência artificial”. 

A Unisanta passa a ser o centro das discussões sobre o impacto da inteligência artificial na educação superior. Para a presidente do Semesp e da Unisanta, Lúcia Teixeira o tema é muito importante e demonstra a relevância da discussão.

“É muito importante, para a educação inclusive, já que nós formamos pessoas. Não só para o mercado de trabalho, mas que tenham uma responsabilidade perante a sociedade e a melhoria do mundo. Ao mesmo tempo, estar aqui em Santos, na Universidade Santa Cecília com representantes do MEC, do senhor ministro, ter representantes da Unesco e de várias universidades de todo o país e também da MetaRed TIC Brasil e Global. Isso demonstra a relevância dessa discussão”, salienta a presidente. 

O presidente do conselho de administração da Unisanta, Marcelo Teixeira, também esteve presente no evento e falou sobre como utilizar o que foi aprendido durante os debates. 

“Nós aprendemos a utilizar da melhor forma possível, e queremos fazer com que um tema tão importante como a inteligência artificial continue sendo feito da mesma forma. Como? Estaremos sempre adotando métodos, onde os professores, mestres, aqueles que estejam orientando, formando e educando gerações, consigam passar informações, conhecimento e comunicação de uma forma correta. Para que todas as ferramentas continuem sendo bem utilizadas. 

O 5º encontro internacional de tecnologia e educação termina nesta sexta-feira, com palestras e mesas de diálogos. O jornalista Pedro Dória fará uma palestra sobre o tema: A educação tem que ser digital. Não há outro caminho. 

“Com certeza surgirão novas perspectivas da universidade se transformar, para poder atender esse novo público, que cada vez mais exige instalações, corpo docente qualificado e uma linguagem que faça sentido para o mercado de trabalho, para pesquisas que nós vamos enfrentar, as necessidades da sociedade. Então esse evento é grandioso em todos os sentidos e nós colocamos muita esperança de que muita coisa diferente possa acontecer e as coisas boas possam ser comemoradas, finaliza a Reitora da Unisanta Sílvia Teixeira.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.