Dia Internacional da Síndrome de Down! Ação contra preconceito acontece em Santos
Por #Santaportal em 21/03/2017 às 09:32
CONSCIENTIZAÇÃO – Nesta terça-feira (21), Dia Internacional da Síndrome de Down, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santos promove ação de conscientização, das 14h às 15h, no bulevar da Othon Feliciano, no Gonzaga. O objetivo é transmitir à população informações sobre essa alteração genética.
O grupo estará com cartazes e faixas, e vai distribuir pirulitos com mensagens sobre a síndrome. Oficialmente estabelecido em 2006, o Dia Internacional da Síndrome de Down também visa combater o preconceito e a discriminação. A data escolhida não foi à toa: o dia remete à alteração genética no cromossomo 21. Isso ocorre na hora da concepção de uma criança. As pessoas com síndrome de Down, ou trissomia do cromossomo 21, têm 47 cromossomos em suas células em vez de 46, como a maior parte da população.
A Síndrome de Down foi descoberta em 1862 pelo médico britânico John Langdon Down. Não é uma doença, e não impede, de maneira nenhuma, que o indivíduo tenha uma vida social normal e a inclusão é parte fundamental desse processo. É óbvio que a pessoa com Down possui algumas particularidades como a cardiopatia (problemas no coração), presente em aproximadamente 50% dos casos; às vezes problemas de audição e/ou visão; atraso no desenvolvimento intelectual e da fala. Mas são questões pontuais e de saúde que podem ser detectadas e tratadas. É fundamental que essas pessoas sejam estimuladas a terem sonhos e projetos que possam estudar e trabalhar como qualquer ser humano. Afinal todos nós temos limitações.