Descida e carreata de Nossa Senhora do Monte Serrat são marcadas por fé e emoção
Por Santa Portal em 29/08/2021 às 15:44
A festa de Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira de Santos, teve início neste domingo (29), com a missa e a descida da imagem da Virgem do Monte Serrat. Tradicional, a comemoração teve alterações pelo segundo ano seguido por conta da pandemia de covid-19. Mas nem por isso deixou de emocionar os fiéis.
A santa missa solene de abertura dos festejos de Nossa Senhora do Monte Serrat aconteceu no santuário apenas para pessoas credenciadas. Ao fim da celebração, a imagem foi levada pelo bonde funicular até o pé do morro, para dar início à carreata. A missa foi transmitida pela Santa Cecília TV.
A santa missa foi realizada às 14h30 dando início à novena, que segue até a data em que é comemorado o dia da padroeira de Santos, em 8 de setembro.
Evitando aglomerações
As festividades começaram a ser organizadas em abril deste ano e, pelo segundo ano consecutivo, seguem alguns protocolos para evitar aglomerações e também a disseminação da covid-19. Não haverá procissão e sim duas carreatas, uma delas após a missa e a outra no dia 8 de setembro quando é o dia da padroeira.
O padre Claudenil Moraes, que é um dos responsáveis pela festa, comentou sobre a descida da imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat pelo bonde. “Vamos descer pelo bondinho com todo cuidado, ao invés de descer pela escadaria, como o povo gosta, mas é o que nos resta neste momento. A igreja precisa ser um sinal para o povo de Deus, que é muito consciente nesse sentido, e cuidar da saúde própria e dos irmãos e das irmãs, por isso descida pelo bondinho, e uma carreata como já foi anunciado”, disse.
Para assistir à missa, foi preciso realizar um cadastro prévio, já que o santuário é um local pequeno, propenso a aglomerações, assim como também foi feito na Catedral. “É um grupo bem pequeno no santuário, por ele ser pequeno demais. A Catedral já está aberta para retirar a credencial para participar. Em outros dias não é preciso credencial, apenas nos dias principais”, completou.
Descida do Monte Serrat e carreata
A carreata teve início por volta das 16h30, e percorreu pontos de Santos. A ideia foi substituir a tradicional procissão, já que durante a pandemia, é preciso evitar aglomerações. O trajeto incluiu as principais ruas e avenidas de Santos, passando pela Catedral, unidades de saúde de Santos, a Zona Noroeste, Santa Casa de Santos, Canal 2, entre outros locais, e retornando à Catedral, para missa celebrada pelo bispo Dom Tarcísio Scaramussa.
A história de Nossa Senhora do Monte Serrat conta que ela leva cura aos doentes, e em tempos de pandemia, o trajeto foi pensado para levar bênçãos aos enfermos de Santos, na época em que é celebrado o dia da padroeira.
Pelo segundo ano seguido, a imagem foi levada à Zona Noroeste de Santos, visitando unidades de saúde da cidade.
“A história de Santos também está muito atrelada a Nossa Senhora do Monte Serrat. Ela intercede por cada um de nós, principalmente nos momentos difíceis, nos momentos amargos da sua história. Normalmente, quando há dor, o sofrimento se sobe ao Monte Serrat para agradecer, para pedir graças, mesmo nos momentos de dor, ou de alegria, é momento de estarmos juntos de Nossa Senhora, sempre nos apoiando, nos acolhendo no seu colo”, disse o padre Claudenil, que acompanhou a carreata.
Durante a pandemia de covid-19, a Virgem se tornou ainda mais importante, segundo o padre. “É um momento de dor e de sofrimento, então vamos privilegiar nessa carreata as casas de saúde, os hospitais da nossa cidade, e certamente nos motivar a agradecer, agradecer pelos profissionais de saúde que deram a vida por nós. E cada um que vai superando esse momento de dor, de sofrimento, e é motivo de agradecer, e não somente lamentar, mas pedir saúde, força, coragem, saúde na continuidade da vida.”
Catedral
Na Catedral, a santa missa foi realizada pelo bispo diocesano Dom Tarcísio Scaramussa. A imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat foi acolhida no local onde ficará até o dia 8 de setembro, quando irá retornar para seu santuário, no Monte Serrat.
Até lá, será realizada a novena, com celebração de missas todos os dias. Para estas missas, não será necessário fazer cadastro prévio, apenas nas datas especiais.