Deputada quer retomar projeto de comportas nos canais de São Vicente

Por #Santaportal em 18/09/2020 às 07:54

ENCHENTES – O processo da instalação de novas comportas nos canais de São Vicente voltou a ser discutido no Congresso Nacional. A deputada federal Rosana Valle (PSB-SP) recebeu diversas denúncias de moradores da Cidade, principalmente no Parque Bitaru e da Vila Margarida, sobre problemas que envolvem alagamentos, mesmo quando não chove, devido à alta das marés. 

Segundo a parlamentar, na Rua Japão, o canal que passa entre a via e os manguezais, costuma transbordar, afetando as casas e também o campo do Clube Guamium, frequentado por centenas de pessoas aos finais de semana.

As antigas comportas que existiam no Rio da Vó já não funcionam mais e tiveram peças furtadas, deixando de conter as águas do mar nas marés altas, o que afeta todo o Parque Bitaru. O problema se repete no Saquaré e Canal do Meio, na Vila Margarida.

Um convênio com o Governo Federal prevê a modernização de comportas e implantação de sistema de bombeamento dos canais na área insular de São Vicente. O acordo, no entanto, se encerra em novembro

O processo prevê um valor global de R$ 13,5 milhões para as obras, sendo que R$ 12 milhões seriam repassados pelo Governo Federal. Em março do ano passado o prefeito Pedro Gouvêa e a deputada pediram a retomada do processo ao Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), que não definiu prazos para execução.

O projeto trata da instalação de comportas na Avenida Brasil, Canal do Meio, Saquaré e Rio D’Avó.

“Temos que retomar este pedido, pois o convênio vence em novembro e as comportas são essenciais para combater os alagamentos em São Vicente”, disse Rosana Valle.

A parlamentar enviou um novo ofício ao MDR com o objetivo de marcar uma audiência com as autoridades no sentido de buscar o andamento do processo e atender assim os pontos mais atingidos pelos alagamentos na Cidade.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.