Cubatense fica entre os melhores em campeonato Sul-Americano de Cubo Mágico
Por Laila Aguiar em 28/07/2022 às 12:00
Morador de Cubatão, Renan da Cunha Santos, analista de sistema, ficou em 5º lugar na categoria Rubik’s clock. O cubatense resolveu o quebra-cabeças em 8,50 segundos, ficando com uma diferença de quase dois segundos para o primeiro colocado.
O campeonato aconteceu dos dias 22 a 24 de julho em Brasília e reuniu 250 competidores do Brasil, Argentina, Chile, Bolívia e Uruguai. Segundo Renan, a maioria dos competidores eram Brasileiros. “Foi o primeiro campeonato grande desde o mundial em 2015”, relata.
Além de participar do campeonato, ele também fazia parte da delegação responsável pela competição. “Ninguém tem vantagem sobre ninguém. Eu participei de praticamente tudo”.
A vontade em aprender a montar cubos mágicos começou em 2016. Segundo o morador de Cubatão, era só por curiosidade, porém ele não sabia como montava e nem tinha pessoas por perto que praticavam ele decidiu começar vendo vídeos na internet. “Demorei um mês para aprender a montar sem ajuda”.
O hobby passou a ganhar força e em 2017 quando ele começou a competir. Desde então, nunca mais parou. Ao todo, Renan já participou de 34 campeonatos, ganhou duas medalhas de ouro, nove de prata e sete de bronze.
Renan ainda afirma que falta visibilidade para o esporte, que boa parte dos custos são pagos pelos competidores e conseguir um patrocínio é difícil. “É um esporte da mente, ainda é visto como um hobby”.