Cubatão reduz população em 5,26% e perde posição no ranking regional
Por Santa Portal em 28/06/2023 às 15:43
Um dos principais polos industriais do Brasil, Cubatão teve uma redução de 5,26% em sua população em 2022. De acordo com o Censo de 2022, divulgado nesta quarta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município caiu de 118.720 (2010) para 112.471 pessoas (2022).
Tal atualização coloca Cubatão em sexto lugar no ranking populacional da região, uma posição abaixo de Itanhaém, que passa a ocupar a quinta colocação com cinco pessoas a mais, 112.476 pessoas.
A densidade demográfica de Cubatão está em 787,18 pessoas por Km², enquanto a média de moradores por residência está em 2,8.
No ranking populacional do Estado de São Paulo, Cubatão ocupa a 74ª colocação, enquanto no nacional está na 278ª posição.
O que é o Censo?
Trata-se do trabalho mais detalhado a respeito das características demográficas e socioeconômicas da população residente no Brasil.
Os indicadores levantados vão além da contagem de habitantes e também mostram informações sobre cor ou raça e níveis de educação e renda, por exemplo.
A apresentação dos resultados é feita em diferentes etapas. O calendário das próximas divulgações desta edição, contudo, ainda não foi confirmado pelo IBGE.
Além dos resultados nacionais, há informações de grandes regiões, unidades da Federação e municípios.
O Censo Demográfico é o único levantamento que tenta visitar todos os domicílios do país. Por isso, é considerado uma das operações estatísticas mais complexas do mundo.
A contagem populacional carrega diferenças metodológicas em relação a outros levantamentos do próprio IBGE. Pesquisas como a Pnad Contínua, também realizada pelo instituto, trabalham com amostras da população.
A Pnad calcula indicadores como a taxa de desemprego. As informações levantadas na contagem da população também servem para a atualização das amostras de outras pesquisas, inclusive a Pnad.
Uma amostra é uma parte da população escolhida para tentar representar o mais fielmente possível o grupo inteiro.