Cubatão é a cidade mais afetada por alagamentos após temporal que atingiu a região
Por Santa Portal em 13/01/2024 às 12:15
As fortes chuvas que atingiram a região nas últimas horas causaram diversos transtornos para os moradores da Baixada Santista. Cubatão foi a cidade mais afetada pelo temporal: foram 194 mm de chuvas nas últimas 24 horas, maior índice pluviométrico em todo o estado de São Paulo, segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemadem).
As chuvas intensas deixaram bairros como Vila Nova, Vila São José e Pilões completamente alagados, com diversas vias debaixo d’água. Veja no vídeo abaixo da página Cubatão Mil Grau.
A Prefeitura de Cubatão informou que devido às fortes chuvas que caíram na cidade, o Rio Pilões acabou subindo muito o nível, ao ponto de transbordar, causando sérias consequências aos moradores locais. Ainda durante a madrugada, uma equipe da Prefeitura foi acionada e está trabalhando até o momento para diminuir os impactos dessa ocorrência.
Cerca de 20 famílias foram afetadas até o momento. A Assistência Social da Prefeitura se faz presente no local e está tomando todas as providências cabíveis, assim como a Defesa Civil, que já vem realizando todas as ajudas aos moradores.
Segundo a Defesa Civil, foi acionada a Sirene de Alerta de Emergência na madrugada e que, preventivamente, foi feita a mudança do Estado do Plano de Contingência para a Serra do Mar (área de encosta do Polo Industrial) e do Plano Preventivo de Defesa Civil – PPDC (área de encosta habitada).
A Prefeitura de Cubatão informa ainda que o Fundo Social de Solidariedade já está organizando um mutirão de ajuda às pessoas mais necessitadas atingidas na ocorrência em questão.
Já a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cubatão avisa que o telefone 192 voltou a atender normalmente apos problemas técnicos em decorrência das fortes e constantes chuvas que caíram ontem e hoje em Cubatão.
São Vicente também foi outro município da região bastante castigado pelas fortes chuvas. A cidade teve um acumulado de 96 mm nas últimas 24 horas, segundo a Prefeitura. Esse temporal causou enchentes em bairros como Catiapoã, Quarentenário e Cidade Náutica. Veja no vídeo abaixo da página SV no Ar.
Veja a situação de outras cidades da região:
Bertioga
De acordo com a Secretaria de Segurança e Mobilidade, até o momento, não há relatos de pontos de alagamentos ou áreas afetadas devido à forte chuva. Uma ocorrência relacionada ao afundamento em uma calçada, caracterizado como recalque, foi registrada, mas não houve vítimas.
Quanto aos morros, não estão em estado de atenção.
O índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 99 mm, elevando o acumulado em 72 horas para 143 mm.
A Defesa Civil está conduzindo vistorias nas áreas mais vulneráveis a alagamentos e enchentes dentro do município.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá informa que o índice pluviométrico registrado nas últimas 24 horas foi de 27 mm. Nas últimas 72 horas foram 31 mm acumulados. Não houve ocorrências ou registros de alagamentos.
Praia Grande
A Prefeitura de Praia Grande informa que a Defesa Civil não foi acionada para o atendimento de ocorrências. O índice pluviométrico nas últimas 24h foi de 87,5 mm.
Em caso de emergências a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou a GCM pelo 153.
* As outras cidades ainda não informaram as ocorrências em seus municípios