Cubatão divulga plano para construção de imóveis sustentáveis
Por #Santaportal em 08/06/2015 às 10:55
CUBATÃO – O novo projeto de lei que visa incluir o meio ambiente nas próximas construções de imóveis da Cidade aconteceu durante a consulta global “W.W.Views – Visões Mundiais em Clima e Energia”, realizada pela Prefeita Marcia Rosa no sábado (6), no Bloco Cultural do Paço Municipal Piaçaguera. Dentre as obrigatoriedades, o plano estabelece que as construções tenham equipamentos para captação de energia solar e aproveitamento de água de chuva.
Segundo Marcia Rosa, o país esteve presente no fórum mundial que envolveu debates simultâneos em 80 países e que a escolha para Cubatão ser a sede do W.W.Views se deve ao passado de degradação ambiental. A lei ainda será submetida a passar pela Câmara de Vereadores.
Após o discurso de abertura feito pelo vice-prefeito Donizete Tavares do Nascimento, houve ainda apresentação do grupo musical Manos Urbanos e do Coral Zanzalá. Ainda na parte artística do evento, o poeta cubatense Adilson Conceição Silva recitou versos de sua autoria, relacionados ao meio ambiente.
Integrantes
No total, cem pessoas, divididas em 16 grupos participaram dos debates, iniciados ás 9 horas e encerrados às 17h30. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro da Diversidade (IBD) e coordenador do projeto “W.W.Views” no Brasil, Hélio Santos, as propostas feitas ao longo da reunião serão encaminhadas aos organismos globais encarregados de políticas ambientais.
Etapas
Foram analisados temas relacionados a aquecimento global, clima e energia durante o ciclo de debates que foi dividido em cinco partes. Logo depois, cada integrante de um grupo respondia a questionários sobre ações globais. Os resultados dessas votações deverão ser divulgados na segunda-feira (8).
O “W.W.Views – Visões Mundiais em Clima e Energia” é uma iniciativa da Convenção – Quadro das Nações Unidas Sobre Clima e Energia (UNFCCC); da Comissão Nacional para o Debate Público, da França; da Fundação do Conselho de Tecnologia (Dinamarca) e Missions Publiques (França). No Brasil, o projeto foi coordenado pelo Instituto Brasileiro da Diversidade – IBD, com apoio da Prefeitura de Cubatão. Dez mil pessoas em 80 países participaram dos debates simultâneos deste sábado.