Cubatão completa dois meses sem mortes por covid-19

Por Santa Portal em 19/05/2022 às 15:24

Divulgação
Divulgação

A Secretaria de Saúde informa que, na quarta-feira (18), Cubatão completou dois meses sem mortes causadas pela covid-19 entre residentes. Ocorrido em 18 de março em hospital de outro município, o último óbito até o momento foi registrado no boletim de 18 de abril, quando o Serviço de Vigilância Epidemiológica recebeu a notificação.

Conforme boletim desta quinta-feira (19), o município registra 543 mortes causadas pela covid-19 e 20.473 casos confirmados desde o início da pandemia. Em relação a internações, a cidade registra 9 dias consecutivos (11 a 19) sem pessoas internadas por covid-19 no Hospital Municipal de Cubatão.

O secretário de Saúde de Cubatão, Rodrigo Dias, credita a marca aos níveis de vacinação alcançados pelo município. Ele aproveita para convocar as pessoas para tomarem as doses adicionais e mesmo a completarem o esquema vacinal. “Para mantermos esses índices, é indispensável tomar as doses de reforço e manter os cuidados no dia-a-dia”. Isso porque o coronavírus ainda circula pela cidade. Ainda de acordo com o boletim, Cubatão registra 58 casos suspeitos nesta quinta-feira.

Em abril, a cidade já havia registrado 10 dias consecutivos sem pessoas internadas, sequência quebrada justamente pela internação de uma pessoa sem nenhuma dose da vacina.

VACINAÇÃO

A Secretaria de Saúde ressalta a importância da vacinação e da manutenção dos cuidados, principalmente entre as pessoas suscetíveis, para que os índices da infecção se mantenham baixos. O esquema vacinal completo e a aplicação das doses de reforço são fundamentais para isso. Conforme o Vacinômetro do governo do Estado na atualização de 13 horas de 19 de maio, Cubatão aplicou 257.933 doses de vacinas contra o coronavírus, sendo 100.846 primeiras doses, 3.376 doses únicas, 92.543 segundas doses e 61.168 doses adicionais.

As vacinas contra covid-19, bem como contra a gripe (influenza) e sarampo (tríplice viral), estão disponíveis de segunda a sexta-feira nas 14 unidades de Saúde do município com salas de vacina e, aos sábados, na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova.

ESQUEMA DE VACINAÇÃO

Confira idades, grupos e intervalos entre doses:

Obrigatório apresentar CPF e documento com foto ao receber qualquer uma das doses, além de comprovante de residência no ato da primeira dose. Na segunda e doses adicionais, apresentar a carteirinha constando a(s) dose(s) anterior(es).

1ª DOSE

A partir de 12 anos de idade. É necessário apresentar comprovante de residência.

De 5 a 11 anos de idade (acompanhadas por pais ou responsáveis). É obrigatória a apresentação do documento de identidade, CPF ou cartão SUS da criança e comprovante de residência.

Menores de idade devem estar acompanhados por responsáveis ou ter em mãos um termo de responsabilidade, além de documento (CPF ou cartão SUS) e comprovante de residência. No caso de comorbidades, os responsáveis devem comprovar a condição com exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica.

De acordo com o informe técnico da Secretaria de Saúde do Estado, crianças com comorbidades devem ser imunizadas somente com a dose pediátrica da Pfizer, assim como crianças sem comorbidades de 5 anos a 5 anos 11 meses e 29 dias.

2ª DOSE

Coronavac: 28 dias (quatro semanas) a partir da primeira dose;

Astrazeneca: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose;

Pfizer para adultos: 21 dias (três semanas), a partir da primeira dose;

Pfizer para adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

Pessoas que farão viagens internacionais podem tomar a segunda dose da AstraZeneca em 28 dias (quatro semanas) e a da Pfizer em 21 dias (três semanas, para todas as idades).

Crianças de 5 a 11 anos: 56 dias (oito semanas) a partir da primeira dose.

DOSE ADICIONAL (reforço)

Adultos a partir de 18 anos

Janssen: 61 dias (dois meses) a partir da dose única;

Demais imunizantes:

Pessoas a partir de 18 anos: 4 meses após a segunda dose;

Imunossuprimidos

Adultos a partir de 18 anos: 28 dias (quatro semanas) a partir do esquema vacinal completo.

Adolescentes de 12 a 17 anos: 56 dias (oito semanas) a partir do esquema vacinal completo.

SEGUNDA DOSE ADICIONAL

Pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos a partir de 12 anos de idade: 122 dias (quatro meses) após a primeira dose adicional.

LOCAIS DE VACINAÇÃO – COVID-19

-Crianças com 5 anos completos e crianças que possuem comorbidade ou deficiências – Somente nas UBS do Jardim Casqueiro, Jardim Nova república (Bolsão Oito), Mário Covas e Vila Nova;

-Crianças de 6 a 11 anos, adolescentes a partir de 12 anos de idade e adultos – Nas 14 UBS com sala de vacina.

Endereços:

Unidades de Saúde: de segunda a sexta-feira (dias úteis), das 8h30 às 16 horas:

UBS Vila São José (Avenida Bandeirantes, s/nº);

USF Afonso Schmidt, Área 5 (Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco);

UBS Jardim Casqueiro (Rua Espanha, s/nº);

UBS Jardim 31 de Março (Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº);

USF Jardim Nova República-Bolsão 8 (Avenida Deputado Esmeraldo Tarquínio, s/nº);

UBS Vila Nova (Rua São João, 185);

USF Vila dos Pescadores (Rua Santa Júlia, s/nº);

USF Ilha Caraguatá (Rua Feud Farah, s/nº);

USF Cota 200 (2ª Passarela da Via Anchieta km 50, s/nº);

USF Vila Esperança-Morro do Índio (Avenida Principal, 4003);

USF Mário Covas (Rua das Palmas, 128, Vila Natal);

USF Pilões (Caminho dos Pilões, 974);

USF Cota 95 (Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda);

USF Vale Verde (Rua Vereador Paulo Enos, s/nº).

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.