Criança é curada de câncer grave na cabeça: “Medicina não explica”, diz pai

Por Marcela Ferreira em 22/09/2021 às 06:28

(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

O pequeno Luiz Sérgio Santana da Silva, apesar de ter apenas 10 anos, já é um guerreiro. Com pouca idade, ele já foi capaz de superar um câncer na cabeça com metástase no sistema nervoso, tudo isso em 45 dias. A família, que mora em Praia Grande, diz que nem a medicina pode explicar a rápida recuperação, e com fé, acreditam que o que aconteceu foi um verdadeiro milagre.

O pai, Sérgio Luiz da Silva, de 52 anos, conta que a história começou em 2019, quando o filho começou a se queixar constantemente de dores de cabeça. “Levamos no pronto-socorro e ele foi medicado e voltou para casa. Uma semana depois, as dores voltaram, e a médica disse que poderia ser algum problema na visão. Quando a cartela dos remédios acabou, a dor voltou, então decidi levá-lo para fazer exames em São Paulo”.

Luiz Sérgio menino curado de câncer em Praia Grande
(Foto: Arquivo pessoal)

Em busca de um diagnóstico mais preciso para as enxaquecas, veio um susto: Luiz Sérgio estava com um tumor na cabeça, e teria que ser submetido a uma cirurgia para retirá-lo. Apreensivos, os pais permitiram que ele fosse internado e no dia seguinte passou pela primeira cirurgia.

“Ele foi internado de emergência na UTI, e no dia seguinte foi para o centro cirúrgico. Depois veio a notícia de que era um tumor benigno, não tinha ramificações, mas era um tumor que tomava um terço da cabeça dele”, conta o pai.

Depois do primeiro susto, a família passou a marcar o acompanhamento a cada seis meses para mapear a situação do garoto. No ano seguinte, uma tomografia apontou um novo tumor, e Luiz precisou passar por uma nova cirurgia.

Luiz Sérgio menino curado de câncer em Praia Grande
(Foto: Arquivo pessoal)

“Deu uma paralisada do lado esquerdo do corpo dele. Ele foi para a tomografia, e os médicos falaram que o tumor tinha voltado em outra concentração, e já tinha se transformado em metástase, as células tinham se espalhado por todo o sistema nervoso dele”, relata Sérgio.

Pela gravidade do câncer, os médicos alertaram que as chances de sobrevivência do menino eram poucas. Após conversar com especialistas, um médico se propôs a fazer a segunda cirurgia. “Ele ficou um mês internado na UTI do hospital. Mais uma cirurgia na cabeça, com drenos, convulsões, radioterapia, quimioterapia, perda de peso e tudo mais, chegamos a escutar o pior sobre o caso dele. Mas ele foi forte e nós nos apegamos a Deus”, conta o pai.

A recuperação de Luiz Sérgio foi surpreendente. A família, que contou com o apoio da própria fé, acredita em um milagre. “45 dias depois, ele estava curado. Fez 30 sessões de radioterapia e mais de 80 de quimioterapia, mas depois, na ressonância, deu o resultado de que ele estava curado”.

Luiz Sérgio menino curado de câncer em Praia Grande
(Foto: Arquivo pessoal)

Torcendo pela recuperação do pequeno, a mãe, o pai e tios chegaram a raspar os cabelos, para ficarem mais parecidos com Luiz durante o período em que estava em tratamento. Os tios ainda pagaram uma promessa a Nossa Senhora de Aparecida, indo de bicicleta até a Bahia.

Hoje, o garoto é saudável e vive uma infância feliz, com poucas sequelas da doença. O pai conta que ele tem apenas inchaço e voz trêmula, que são efeitos colaterais das medicações que ainda precisa tomar.

O pai se emociona ao lembrar de tudo que passou com o filho. “A gente renasceu, porque todo o diagnóstico desde o primeiro, foi um baque para a família inteira. A gente entrou em desespero, porque falaram que ele tinha poucos dias, mas depois o tratamento fez o efeito que a gente esperava, e ouvir de um médico que meu filho foi curado foi muito emocionante. Um verdadeiro milagre. A medicina não vai conseguir explicar como uma criança de 10 anos conseguiu se curar de um câncer no sistema nervoso, que é um lugar complicado, em 45 dias”, finaliza.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.