Após 68 casos confirmados de covid-19, Costa Diadema chega ao Porto de Santos

Por Santa Portal em 03/01/2022 às 10:44

O Costa Diadema atracou na manhã desta segunda-feira (3), no Porto de Santos, para desembarque, após o diagnóstico positivo para covid-19 de 56 tripulantes de 12 passageiros. A Anvisa recomendou a suspensão de atividades após a contaminação a bordo. Com isso, a Costa Crociere anunciou o cancelamento das duas próximas saídas do cruzeiro.

A decisão foi tomada na tarde de quinta-feira (30), visando proteger a saúde dos viajantes e tripulantes. Foi realizada uma investigação epidemiológica conduzida pela Agência e por técnicos das Secretarias de Saúde do Estado da Bahia e do Município de Salvador, que concluiu pela declaração de transmissão comunitária de Covid-19, nível 4, a bordo da embarcação, nos termos da Portaria do Ministério da Saúde GM/MS 2.928, de 2021. A medida está de acordo com as disposições da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 574/2021 da Anvisa.

De acordo com os relatórios da embarcação, dentre os passageiros que testaram positivo para Covid-19 a grande maioria é assintomática, com apenas algumas pessoas com sintomas leves.

Costa Diadema no Porto de Santos

A embarcação seguiu um plano de contingência, que permitiu que seguisse sob condição de restrições a bordo. Isso significa que todas as atividades não essenciais no Costa Diadema foram interrompidas e foram cumpridos os protocolos sanitários de segurança até o destino final.

A autorização para que o navio fosse redirecionado para o Porto de Santos ocorreu após avaliação das condições sanitárias da embarcação e levando em consideração o bem-estar dos viajantes, a fim de conduzi-los em condições de segurança sanitária ao seu destino final de desembarque (Santos).

Todos os passageiros devem ser testados para o desembarque em Santos, dentre outras medidas sanitárias determinadas aos responsáveis pela embarcação para que pudesse ocorrer o deslocamento. Depois do desembarque dos passageiros, o monitoramento de todos os viajantes deve ser realizado pelos Centros de Informações Estratégicas em Saúde (Cievs) das localidades de destino.

Diante do ocorrido, até que se tenha uma melhor avaliação do cenário epidemiológico e dos protocolos sanitários, novas operações dessa embarcação não serão autorizadas pela Anvisa, ficando impedida a sua saída do Porto de Santos/SP até nova manifestação da Agência.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.