Conta de luz de moradores da Baixada Santista sobe 16,4% a partir de sábado

Por Santa Portal em 21/10/2021 às 17:33

Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado brasileiro até 2016 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)
Lâmpadas incandescentes devem ser retiradas do mercado brasileiro até 2016 (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A partir deste sábado (23), algumas cidades da Baixada Santista serão impactadas pelo reajuste de 16,4% na conta de luz. Clientes residenciais e comércios de pequeno porte atendidos pela CPFL Piratininga de Santos, São Vicente, Cubatão, Praia Grande e Vicente de Carvalho (Guarujá) serão afetados.

O reajuste tarifário anual foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), nesta quinta-feira (21). Neste ano, a tarifa terá um acréscimo médio de 12,40%, sendo 5,69% médios para os consumidores ligados à alta tensão (indústrias e grandes comércios) e 16,40% médios para os de baixa tensão (residências e pequenos comércios).

Para o cálculo das tarifas, a ANEEL considera a atualização de custos com a compra de energia, com sistema de transmissão e com a distribuição da energia elétrica, assim como com os encargos setoriais, conforme regras estabelecidas para o setor.

Neste ano, os principais fatores que levaram ao aumento da conta de luz foram o aumento dos custos não gerenciáveis pela distribuidora, em especial o custo de térmicas e com o risco hidrológico; e a alta inflacionária, em especial do IGP-M. A possibilidade de índices maiores foi reduzida em função do reajuste das tarifas das transmissoras ocorrido em julho deste ano, dos valores arrecadados com Bandeiras Tarifárias ao longo do último ano, dos recursos antecipados pela empresa e do início da devolução dos recursos de bandeira escassez hídrica.

loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.