Confira os planos dos municípios para a semana do Réveillon

Por #Santaportal em 28/12/2020 às 18:52

SEMANA DE RÉVEILLON – Contrariando a Fase Vermelha emergencial instituída pelo Plano São Paulo nos fins de semana de Natal e Ano Novo, o Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) optou por manter as nove cidades da região nas medidas da Fase Amarela. 

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura de Santos, em nome do Conselho, as praias serão fechadas somente em 31 e 1º de janeiro. Também foi solicitado apoio à Polícia Militar para desestimular a vinda de turistas e evitar aglomerações. 

Medidas
Com as cidades na Fase Amarela, o Condesb informa que seguem mantidas as normas determinando funcionamento do comércio por 12 horas diárias e a 40% da capacidade de público. 

Barreiras
Os prefeitos decidiram, ainda, pela proibição de vans e ônibus de turismo e a montagem de barreiras sanitárias nas entradas das cidades. Neste sentido, também será solicitado à Artesp que seja cancelada a Operação Descida no Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI). 

SÃO VICENTE
Estabelecimentos comerciais, galerias e camelódromo – O atendimento presencial fica condicionado a horário reduzido, sendo, de segunda a domingo, das 9 horas às 22 horas; e capacidade de atendimento presencial reduzida para 40% de sua capacidade total.
Shopping centers – O funcionamento fica condicionado ao atendimento limitado a 40% da capacidade total do estabelecimento, de segunda a domingo, das 10 horas às 23 horas, ficando liberadas as áreas de lazer, como playground e espaço kids.
31 de dezembro ? A exemplo do Natal, os restaurantes e buffets poderão funcionar no dia 31 de dezembro até a meia-noite e em 1º de janeiro de 2021 até a 1 hora, com tolerância de mais uma hora para os pagamentos e arrumação do salão.
Praias – Lanchonetes, bares e quiosques da orla da praia poderão funcionar com horário reduzido de dez horas diárias, sendo de segunda a domingo até às 24 horas.
Biquinha – O funcionamento da Biquinha será com horário reduzido de dez horas diárias, sendo, de segunda a domingo, até a meia-noite.
Ficam autorizados no dia 31 de dezembro de 2020, a funcionar até às 19 horas, os quiosques da orla da praia com capacidade de atendimento presencial reduzida de mesas de sua capacidade total, respeitando as medidas de segurança e protocolos dispostos no Decreto.
No dia 31 de dezembro de 2020 ficam proibidos os ambulantes, barracas e som na orla da praia a partir das 19 horas.

PRAIA GRANDE
Questionada pelo Santaportal , a Prefeitura de Praia Grande respondeu que “não há restrições para utilização das praias, porém, no dia 31, a partir das 18 horas, ambulantes deverão sair da faixa de areia para a limpeza deste espaço. A indicação também deve ser seguida pelos banhistas”.
A indagação foi feita após declaração do prefeito Alberto Mourão sobre a discordância da Fase Vermelha  publicada pelo Santaportal no último domingo (27). No entanto, mesmo com perguntas diretas, a Prefeitura não foi clara quanto a restrição das praias para evitar aglomerações. 

GUARUJÁ
A cidade limitará acesso às praias em 31 de dezembro e 1º de janeiro. No calçadão e faixa de areia serão utilizados gradis para impedir o acesso de pedestres. Barreiras sanitárias também serão adotadas nas principais entradas do município.  Sendo assim, o funcionamento de quiosques, bem como o comércio ambulante nas orlas marítimas, está proibido nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro.

PERUÍBE
Peruíbe informa que segue na Fase Amarela. A capacidade de ocupação em todos os comércios, bares e restaurantes é de 40%, pelo período de 12 horas por dia, podendo definir o horário, devendo fixá-lo na entrada do estabelecimento, respeitando o limite de funcionamento até meia-noite.
As praias estão abertas para banhistas (pode guarda-sol e cadeiras normalmente) sem restrição de horário e os quiosques e ambulantes podem funcionar obedecendo os protocolos sanitários estabelecidos.

ITANHAÉM
A Prefeitura de Itanhaém seguirá a decisão tomada na reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Demais municípios
Procuradas, os demais municípios não retornaram a Redação até a publicação desta reportagem


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.