Confira as três melhores pizzas do concurso amador
Por #Santaportal em 20/11/2014 às 19:22
SANTOS – Muçarela de búfala, queijo cottage, catupiry, alho poró e carpaccio de salmão foram os ingredientes escolhidos para montar a pizza Montenegro, vencedora da5ª edição do Concurso Santista de Pizza Amadora “Meu nome virou pizza”. O evento é realizado pela pizzaria KokimbosPizzas & Picanha. Outros duas pessoas também terão seus nomes em pizzas do comércio, e também vão ganhar prêmios.
A escolha aconteceu na terça-feira (18),no Clube Internacional de Regatas. A receita vencedora foi criada pelo analista de sistemas Halaylton Alexandre N. Rodrigues, e obteve nota 9,18 do júri.”Arrisquei pelo meu paladar pessoal e busquei harmonizar os sabores com os meus ingredientes prediletos, dar um toque oriental, e tive a felicidade do resultado de agradar a todos”, conta Halayton, de 32 anos.
Em segundo lugar ficou a Pizza Azeite Trufado, do advogado Horácio Medeiros, com 9,14. A criação leva muçarela, ovo cozido, bacon frito em tiras e azeite trufado italiano. O detalhe inusitado, que agradou os jurados em cheio e deu um toque todo especial à receita, foi um ovo cru quebrado no centro da pizza e levado ao forno, na sequência, por alguns segundos. “Estou com uma sensação incrível, pois mesmo não sendo cozinheiro, consegui desenvolver uma pizza que agradou o paladar dos jurados e me deu o segundo lugar”.
A Pizza Do Blks teve nota 8,76 e ficou com a terceira posição. A criação, que leva muçarela, alho, cebola e polvo, foi pensada pelo publicitário Mauricio Luiz Belchior. “Como sou surfista, gosto muito de usar peixes e frutos do mar quando cozinho. E tudo o que sobra, aproveitamos, criamos um prato novo, como pizzas. Lá em casa, essa receita é a que mais agrada meus amigos e familiares”.
As três melhores pizzas ficarão, por um ano, no cardápio oficial da Kokimbos com o nome ou sobrenome escolhido por seus criadores. Os finalistas também ganharam prêmios e um período de pizza grátis.O primeirolugar terá um ano de pizza grátis (24 vales-pizza) e ganhou um Ipad mini. Já o segundo ganhou seismeses de pizza grátis (12 vales-pizza) e terceiro trêsmeses de pizza grátis (6 vales-pizza).
Este ano, a divertida competição contou com 60 inscritos. Dez candidatos foram selecionados e participaram da final (cinco participantes foram eleitos por voto popular, pela internet, e outros cinco, escolhidos pela organização do evento, que levou em conta a combinação dos ingredientes, ordem de montagem e modo de preparo).Na grande final, cada candidato teve 40 minutos para mostrar toda a sua criatividade e talento – 20 minutos para separação e preparo dos ingredientes e outros 20 para montagem da pizza.
Durante todo o processo, os candidatos foram observados por um júri especializado, formado pelo chef André Anh, dos restaurantes Almoço e Guaiaó; pelo presidente da Liga Gourmet, Thiago Rodrigues, também proprietário do Ao Chopp do Gonzaga; a gastrônoma e jornalista Fernanda Lopes, editora do Boa Mesa, caderno de gastronomia de A Tribuna; Rosa Maria Sanchez Cidral, uma das fundadoras da Kokimbos; Carlos Terçarolli, um dos mais antigos clientes da pizzaria; Solange Ribeiro, segundo lugar no concurso do ano passado, e Dj Breno.
Em seguida, os jurados analisaram aroma, sabor, preparo, apresentação e originalidade de cada receita. As pizzas concorrentes também puderam ser provadas pelos convidados amigos e familiares dos candidatos, patrocinadores e apoiadores do evento.