Condesb irá formalizar ao Estado para que saúde da região não atenda mais pacientes de fora
Por #Santaportal em 12/05/2020 às 12:59
CORONAVÍRUS – Prefeito de Santos e presidente do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista), Paulo Alexandre Barbosa anunciou hoje que vai formalizar ao Estado para que a rede de saúde da Baixada Santista não atenda pacientes de fora da região.
“Tivemos casos em Guarujá de pacientes de outras cidades. Nada contra os pacientes, a questão humanística é importante, mas que o Estado possa transferir para outras regiões com ocupação mais baixa. Estamos com mais de 80% de ocupação e, portanto, temos que priorizar o atendimento da nossa região. O Estado deve fazer este atendimento em outros hospitais do Estado, em outras regiões do Estado”, afirma.
Além de mais leitos para Santos e Praia Grande para ampliar o atendimento na região, Paulo Alexandre Barbosa também anunciou que vai solicitar ao Estado para que priorize a ampliação do Hospital de Itanháem, que é próprio do Estado. “Lá cabem mais 40 leitos, sendo 30 de clínica médica e 10 de UTI. Nosso pedido é priorizar a abertura desses leitos para atender as cidades do Litoral Sul”, detalha.
Sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro sobre incluir salões de beleza, barbearias e academias na lista de atividades essenciais, o presidente do Condesb deixou claro que irá aguardar. “O decreto diz que o Ministério da Saúde vai regulamentar. Então deliberamos por aguardar a regulamentação, de como serão as regras, para que possamos ter uma decisão conjunta das nove cidades”, afirma.