Começa procedimentos para escoamento da safra de grãos
Por #Santaportal em 04/02/2014 às 15:18
Os caminhões que seguem em direção ao Porto de Santos, a partir desta terça-feira (4), estão sendo monitorados por diversos órgãos para que não haja congestionamentos como os registros no ano passado durante o escoamento da safra agrícola 2013/2014.Participam da fiscalização agentes da Secretaria de Portos, os ministérios dos Transportes e Agricultura e a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
De acordo com a Codesp, a movimentação deve ficar acentuada a partir da segunda quinzena de fevereiro. A ação foi planejada para mitigar os transtornos nas entradas das cidades como Santos, Guarujá e Cubatão, e nas estradas de acesso ao porto. Ainda segundo a Companhia, esse sistema tem potencial de evitar os problemas enfrentados no passado durante o escoamento da safra.O agendamento da chegada de caminhões ao complexo foi aperfeiçoado e é a principal medida elencada.
Por meio do sistema, todos os caminhões transportando granéis de origem vegetal terão que ser pré-agendados e direcionados, obrigatoriamente, para pátios de triagem localizados no planalto ou na Baixada Santista. Eles serão monitorados desde a área produtiva até a chegada ao complexo portuário. Em pátios reguladores da Baixada Santista os caminhões aguardarão a chamada (por meio eletrônico) do terminal portuário ao qual se destinam para procederem a descarga.
Ainda segundo a Codesp, os terminais informam à Autoridade Portuária sua capacidade de recepção de veículos e a quantidade agendada diariamente. O sistema de monitoramento acompanha o cumprimento desse processo. Aqueles que não cumprirem o agendamento serão autuados pela Codesp e multados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).