Com novos pacientes em Santos e Guarujá, Baixada agora tem 90 casos suspeitos de coronavírus
Por #Santaportal em 17/03/2020 às 15:40
BAIXADA SANTISTA Cidade com o maior número de casos suspeitos, Santos agora tem 50 pacientes sendo acompanhados para a confirmação ou o descarte do Covid-19 pela Seção de Vigilância Epidemiológica (Seviep), após as notificações repassadas pelas unidades de saúde da Cidade. Guarujá também saltou de cinco para 18 pacientes com a suspeita da doença. Ao todo, a região conta com 76 casos suspeitos. No entanto, até o momento nenhum morador da região testou positivo para o novo coronavírus.
No balanço de segunda-feira (23), Santos tinha 23 casos suspeitos e o balanço desta terça significa um aumento de 27 pacientes. As amostras dessas pessoas suspeitas serão analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), laboratório estadual referência para o diagnóstico da doença. O Município não recebeu resultados do IAL nesta terça (17).
A Secretaria de Saúde (Sesau) de Guarujá informa que, no momento, monitora 18 casos suspeitos do novo Coronavírus (Covid-19). Essas pessoas estão em isolamento domiciliar e aguardam resultado laboratorial.
São nove homens com: 40, 53, 22, 25, 70, 31, 12, 38 e 42 anos, e mais nove mulheres: 58, 21, 26, 66, 42, 20, 42, 21, 22 anos. A maioria dos pacientes possui histórico de viagem à China ou Itália.
A Secretaria lembra que no dia 19 de fevereiro foi publicado no Diário Oficial do Município, o Plano de Assistência ao Paciente com Sintomatologia Respiratória, documento que reúne diretrizes aos profissionais de saúde, além de orientações e encaminhamento de pacientes.
O material de Guarujá foi pioneiro no Estado de São Paulo, sendo a primeira Cidade a adotar um fluxograma na rede de saúde. Os profissionais da saúde, inclusive, começaram a ser treinados pela Sesau no dia 11 do mês passado.
Cubatão, que não havia registrado nenhum caso suspeito ainda, agora tem dois pacientes sendo acompanhados. A primeira é uma mulher de 40 anos. Ela está de quarentena em casa e, segundo a Secretaria de Saúde, passa bem. A segunda pessoa também é do sexo feminino e tem 29 anos. Assim como a primeira paciente, ela também passa bem e está em isolamento domiciliar.
Em São Vicente, a Prefeitura informa, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), que monitora agora dois novos casos suspeitos. Os pacientes apresentam quadros de saúde estáveis e estão em isolamento social.
Em Bertioga, mais dois casos suspeitos foram registrados nesta terça, levando a cidade ao total de sete pacientes em observação.
Em Praia Grande, a Prefeitura confirmou que há nove casos suspeitos estão sendo acompanhados. Essas pessoas estão em isolamento domiciliar.
Já em Guarujá, cinco pacientes estão sendo monitorados. O caso mais recente é de um homem de 25 anos e foi registrado nesta sexta. Com relação aos outros pacientes, são três homens de 40, 53 e 22 anos, respectivamente e uma mulher de 58 anos.
Em Peruíbe, a Vigilância Epidemiológica informou que monitora apenas um caso suspeito do coronavírus, que é uma mulher de 70 anos, que fez um cruzeiro marítimo pela América do Sul. A paciente está em isolamento domiciliar e aguarda o resultado do seu exame laboratorial.
Mongaguá tem um caso suspeito. Uma criança de dois anos, que recentemente chegou com os seus pais do Chile, deu entrada no Hospital Dra. Adoniran Corrêa Campos. Ela foi encaminhada para o Hospital Regional de Registro, onde vai passar pelos exames para confirmar ou destacar a contaminação pelo Covid-19. O resultado do teste deve ficar pronto em uma semana. Enquanto isso, a família da criança será acompanhada por equipes do Departamento de Vigilância Epidemiológica em isolamento domiciliar.