Com 80% dos leitos ocupados, prefeitos da região pedem novos respiradores e Centro de Referência

Por #Santaportal em 29/04/2020 às 19:24

SANTOS – Presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, anunciou novas medidas tomadas pelo órgão após reunião realizada na tarde desta quarta-feira (29). O encontro definiu que o Condesb vai pedir a chegada de novos respiradores, para que sejam transformados em leitos de UTI. A região tem 80% dos seus leitos públicos ocupados.

?Temos um número preocupante na Baixada Santista. Temos 80% dos leitos ocupados e algumas cidades sem nenhum leito de UTI disponível. A partir disso, vamos solicitar ao estado e também a união que possam ampliar os investimentos na Baixada, primeiro com a destinação de respiradores. Vamos pleitear que a Baixada Santista receba 137 respiradores, que sejam alocados em leitos já existentes, para serem transformados em leitos de UTI, aumentando assim a nossa capacidade?, disse Paulo Alexandre, em vídeo divulgado após a reunião desta quarta.

De acordo com o chefe do executivo santista, o Condesb também vai solicitar que o governo estadual crie um Centro de Referência Regional de Combate ao Covid-19. ?Vamos solicitar ao estado também que assuma um hospital pronto aqui na Baixada, para torná-lo Centro de Referência Regional de Combate ao Covid. Santos, Cubatão, Praia Grande e Itanhaém tem equipamentos prontos que podem ser assumidos pelo estado para o atendimento regional?, afirmou.

O prefeito de Santos também abordou a flexibilização do isolamento social. Segundo Paulo Alexandre, com esses números atuais, a reabertura do comércio não poderá ser colocada em prática nesse momento. A quarentena no estado de São Paulo termina no dia 10 de maio.

?Tendo em vista esses números, obviamente não poderia ser diferente, não podemos permitir nenhum tipo de flexibilização, liberação, seria irresponsabilidade fazer isso com essa taxa de ocupação dos nossos leitos de UTI, que são necessários para atender as pessoas que tem Covid-19, casos graves. Vamos respeitar o decreto estadual, respeitar a recomendação do MP, e também a decisão do STF. Importante que a gente siga em isolamento, para diminuir esse número de casos e, consequentemente, essa pressão sobre o sistema de saúde da Baixada Santista?, concluiu.


loading...

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.