A Engenharia é uma das faculdades mais tradicionais da Unisanta. Com 50 anos de história, os cursos de Engenharia da universidade já formaram diversos profissionais de ponta do mercado, espalhados por todo o Brasil.





Ao todo, a Engenharia da Unisanta está dividida em sete cursos: Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.





O diretor da Engenharia, Aureo Pasqualeto Figueiredo, é professor do curso de Engenharia Civil desde 1985, além de ser docente do Mestrado e Doutorado da Unisanta. Ele é formado em Engenharia Civil, com Mestrado em Transportes, Ferrovias Bitola Mista e Doutorado em Automação Portuária e Segurança do Trabalho pela Escola Politécnica da USP.





Com a experiência de quem está na Unisanta há 36 anos, Aureo destaca a evolução atingida pela universidade nessa área ao longo das décadas.





“O reconhecimento da qualidade da Engenharia Unisanta decorre de um conjunto de fatores integrados como: boa infraestrutura de ensino, professores qualificados e experientes, além de um projeto acadêmico que atende as melhores diretrizes de formação em Engenharia, que é executado com entusiasmo e determinação. Oferecemos um ensino de altíssima qualidade para os alunos e, por isso, os nossos cursos de Engenharia possuem avaliações extremamente positivas junto ao MEC”, disse.






Foto: Reprodução





Áureo também pontuou importantes avanços da Engenharia nos últimos anos, como a criação do Inov FabLab. A instalação faz parte do Complexo de Laboratórios da Universidade, que atende às exigências da indústria 4.0, a quarta revolução industrial que está para chegar, de um mundo conectado à inteligência artificial e a outras conquistas tecnológicas.





“A realização de pesquisas e inovação culminou na implantação das atividades de prototipagem, onde se materializam as ideias com equipamentos produtivos e funcionais, no FabLab. Esse laboratório foi inspirado na tradição norte-americana, iniciada no Massachusetts Institute of Technology – MIT, os fab labs, como são chamados os laboratórios de inovação”, detalhou.





Além do Inov FabLab, outra área importante de atuação está o Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta. A equipe de Engenharia Civil ajuda a desenvolver pesquisas sobre a dragagem, auxiliando a Defesa Civil de Santos no quesito segurança em níveis climáticos e obras portuárias, além de outros projetos com ênfase ambiental.






Foto: Divulgação/Assecom Unisanta





Ex-aluno de sucesso





Vice-presidente industrial da Usiminas, Américo Ferreira Neto é um dos grandes destaques entre os ex-alunos da Universidade Santa Cecília (Unisanta) bem-sucedidos na carreira profissional. Formado no curso de Engenharia Elétrica em 1999, ele atua há três décadas na empresa, que é líder no mercado brasileiro de aços planos e um dos maiores complexos siderúrgicos da América Latina.





Américo ingressou na antiga Cosipa aos 14 anos, como aprendiz do Senai Santos. Ele passou pelas funções de eletricista, inspetor, supervisor, engenheiro, gerente, gerente-geral e diretor das usinas de Cubatão e Ipatinga, até chegar à vice-presidência da siderúrgica.





“Tenho muita alegria ao relembrar minha trajetória. Completei, agora no início de agosto, 30 anos de empresa, uma experiência marcante e da qual tenho muito orgulho. Cresci dentro da empresa sempre ouvindo bastante meus colegas, me dedicando e agarrando as oportunidades que apareceram, com muito respeito e dedicação, e sempre com o apoio da família, principalmente da minha esposa, Érika, e minha mãe, Zoraide”, disse.





Américo lembrou que a formação na Unisanta foi fundamental para sua participação em um processo seletivo de trainee promovido pela Usiminas.





“O curso foi decisivo para a minha promoção a engenheiro de Manutenção. Por conta da Faculdade, foi possível transformar o sonho em realidade. Fiz Engenharia Industrial Elétrica, tema ligado à Manutenção e à Indústria, o que vivemos na Usiminas, em Cubatão”, contou.





O engenheiro explica os motivos pelos quais escolheu estudar na Universidade Santa Cecília, além de apontar a importância que os professores da universidade tiveram durante a sua trajetória.  





“Todo morador da cidade sabe da importância da Unisanta para a região, ainda mais os cursos da Faculdade de Engenharia, que são referências no país. O professor Aureo Pasqualeto Figueiredo foi um grande incentivador em minha formação, além dos professores Jadir Denis Albino, Anatol Lekich (in memoriam) e Alexandre Rocco. Todos eles foram profissionais que efetivamente trouxeram grandes contribuições técnicas para aplicações no exercício da atividade como engenheiro. Eles influenciaram minha formação, minha carreira e são fonte de inspiração”, afirmou.






Foto: Divulgação





De olho no futuro: formando novos profissionais





A estudante de Engenharia da Computação, Bianca Magalhães Dionizio, de 23 anos, está no décimo semestre do curso e estagia na área de aplicações de tecnologia da informação da Siemens. Há mais de 100 anos no Brasil, e reconhecida mundialmente, a multinacional é uma das líderes mundiais em inovação e tecnologia para automação e digitalização industrial através do uso e integração de tecnologias de ponta.





Na empresa desde fevereiro deste ano, Bianca desenvolve aplicações web para as áreas internas da Siemens Indústria. A aluna enaltece o conhecimento adquirido na Unisanta como fundamental para que ela pudesse desenvolver as suas habilidades no estágio.





“Foi fundamental tanto a parte técnica como o aprendizado das linguagens de programação e também a parte de gestão pessoal, por exemplo sobre como me portar em uma apresentação. É claro que o conhecimento da universidade e o estágio se complementam, pois o estágio me ajudou a escolher qual área da TI me interessava mais e que eu iria seguir. Assim como me estimulou a buscar mais conhecimento e não parar de estudar”, declarou.





Bianca também reconheceu a qualidade dos professores do curso como fundamental para o seu crescimento.





“O curso tem sido muito importante para a minha formação profissional, pois abriu portas para que pudesse atuar em diversos campos da tecnologia. Os professores sempre me incentivaram e apoiaram no desenvolvimento de projetos multidisciplinares e de iniciação científica, assim como na participação de congressos. Minha participação nesses projetos e congressos até hoje fazem com que me destaque no mercado de trabalho”, concluiu.






Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal





Saiba mais sobre os cursos de Engenharia da Unisanta:





ENGENHARIA CIVIL





Forma profissionais requisitados na área, inclusive no exterior. Aulas práticas desde o 1º ano. Prestígio em engenharia costeira, portuária e de estruturas. Os alunos fazem estágios nas principais empresas da Baixada Santista e na grande São Paulo. O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH-Unisanta) é referência para a Defesa Civil da Cidade.
Conceito: Nota 4 do MEC. Destaque no Guia do Estudante.
Duração e Período: 5 anos (Manhã e Noite)
Conheça mais sobre o curso aqui.





ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO





Formados se destacam em multinacionais e estágios no País e exterior. Nova grade curricular preparada para a indústria 4.0. Máscaras de proteção de rosto, produzidas no InovFabLab, laboratório de inovação tecnológica e criatividade da Unisanta, são doadas para hospitais da região durante a pandemia de Covid-19.
Conceito: Nota máxima do MEC (5) no reconhecimento do curso.
Duração e Período: 5 anos (Manhã)
Conheça mais sobre o curso aqui.





ENGENHARIA DE PRODUÇÃO





É o 2º melhor curso do País, segundo a Revista Exame. Aulas práticas desde o 1º ano com desenvolvimento de projetos multidisciplinares de várias modalidades de Engenharia. Alta empregabilidade.
Conceitos: Nota 4 do MEC. 4 estrelas no Guia do Estudante.
Duração e Período: 5 anos (Manhã e Noite)
Conheça mais sobre o curso aqui.





ENGENHARIA ELÉTRICA





Curso estruturado para a formação de profissionais da área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Sistemas de Energia e Automação. Aulas práticas desde o 1º ano. Sistema de Geração de Energia Solar. Curso integrado com outras fontes de energias renováveis, como a eólica, biomassa.
Conceitos: Nota 4 do MEC. Destaque no Guia do Estudante.
Duração e Período: 5 anos (Noite)
Conheça mais sobre o curso aqui.





ENGENHARIA ELETRÔNICA





Prêmios em concursos e inventos de alunos e professores encaminhados para registro de patentes industriais. Aulas práticas desde o 1º ano e grade curricular preparada para a indústria 4.0.
Conceito: Destaque no Guia do Estudante.
Duração e Período: 5 anos (Noite)
Conheça mais sobre o curso aqui.





ENGENHARIA MECÂNICA





Desde o primeiro semestre, os estudantes participam de atividades práticas em laboratórios específicos, realizam seminários e desenvolvem projetos que terminam com disputadas competições ao final do ciclo. Ótimas oportunidades de estágio e de trabalho.
Conceito: Nota 4 do MEC. Destaque no Guia do Estudante.
Duração e Período: 5 anos (Manhã e Noite)
Conheça mais sobre o curso aqui.





ENGENHARIA QUÍMICA





Reconhecido pelo MEC como um dos mais bem equipados cursos na área, fornece módulos educativos para universidades públicas e particulares. Alunos e ex-alunos brilham no exterior. Mercado de trabalho amplo.
Conceitos: Nota 4 do MEC. 4 estrelas no Guia do Estudante.
Duração e Período: 5 anos (Manhã e Noite)
Conheça mais sobre o curso aqui.